Miguel Garcia e o golo em Alkmaar: «Derrubaram um semáforo nos festejos e disseram que a culpa era minha»

1 mes atrás 55

O '4 Cantos do Mundo' é um podcast do jornalista Diogo Matos ao qual o zerozero se uniu. O conceito é relativamente simples: entrevistas a jogadores/ex-jogadores portugueses que tenham passado por pelo menos quatro países no estrangeiro. Mais do que o lado desportivo, queremos conhecer a vertente social/cultural destas experiências. Assim, para além de poder contar com uma entrevista nova nos canais do podcast nos dias 10 e 26 de cada mês, pode também ler excertos das conversas no nosso portal.

Caro leitor, façamos aqui uma pequeno exercício. Se mencionarmos o nome 'Miguel Garcia', qual é a primeira coisa que lhe vem à cabeça? Estamos longe de ser donos da verdade, mas acreditamos que a sua resposta foi, muito possivelmente, o golo do antigo lateral do Sporting ao AZ Alkmaar. 

O agora empresário foi o mais recente convidado do '4 Cantos do Mundo' e, de forma natural, acabou por recordar o golo que deixou o seu nome na história do conjunto leonino. Ainda que este momento tenha acontecido há quase 20 anos, Miguel Garcia revelou que ainda hoje é reconhecido pelos adeptos. 

Miguel Garcia
Sporting
Total

80 Jogos  5568 Minutos

ver mais >

«Quando vou ao estádio ver jogos, são várias as pessoas que ainda me abordam. É normal que ainda se recordem desse golo, seja pessoas da minha geração, pessoas um pouco mais velhas ou um pouco mais novas. É com orgulho que ouço essas histórias e ainda agora, num festival de verão, uma pessoa recordou-me o golo com uma história incrível. É com naturalidade e alegria que vou partilhando a minha história sobre esse dia, esse jogo e esse golo. Logicamente, é bom ser reconhecido por esse momento», começou por dizer.

Mas que história foi esta que o antigo lateral conheceu neste verão? «Vieram ter comigo e disseram-me que tinham ido comprar bebidas para festejar, isto já depois do golo e de o jogo ter terminado. Entretanto a pessoa que foi comprar bebidas derrubou um semáforo e começou a dizer 'A culpa é do Miguel Garcia, não é minha' [risos]. Esta foi incrível, mas já ouvi histórias de partirem a televisão, de virarem a mesa, de irem correr para a rua, de pais terem ido ao quarto para ver se se passava alguma coisa com os filhos... Há muito aquela história do 'Nesse dia estava aqui e fiz isto', é engraçado.»

Ainda que a temporada em questão (2004/05) tenha terminado sem títulos para o Sporting- a equipa de José Peseiro perdeu o campeonato para o Benfica e a final da Taça UEFA para o CSKA Moscovo-, Miguel Garcia não escondeu que guarda com carinho os momentos que se seguiram a este importante jogo em Alkmaar.

«Não sou de fazer grandes festas quando as coisas correm bem nem de ficar muito em baixo quando correm mal. Lembro-me que no fim do jogo fui logo ao controlo antidoping, eu e o Liedson, e começámos logo a beber umas cervejas para festejar a passagem à final. Nós viemos dos Países Baixos para Portugal e estavam quatro/cinco mil pessoas no aeroporto à nossa espera, esse momento foi arrepiante. Os dias a seguir foram normais porque tínhamos jogos importantes depois», rematou.


Siga o 4 Cantos do Mundo:

Youtube Spotify Instagram Tik Tok Twitter

Ler artigo completo