Milagre português em Toulouse. Benfica sofre mas segue na Liga Europa

6 meses atrás 44

[Direto em atualização]

O Benfica sofreu, esta quinta-feira, para conseguir sair de Toulouse com um empate (0-0) e carimbar, assim, a passagem aos oitavos de final da Liga Europa. As águias deslocaram-se a solo francês com com a curta vantagem de um golo, obtido pelo resultado na Luz (2-1), e viveu um autêntico milagre para sair de França sem qualquer golo sofrido. 

As águias só criaram perigo na primeira parte, vivendo uma segunda metade de sofrimento. Os ferros, Trubin e a falta de pontaria acabaram por condenar o Toulouse e abrir caminho à qualificação do Benfica. 

Filme do jogo

A partida em Toulouse começou com minuto de silêncio em memória de Artur Jorge, mas as duas equipas tardaram em conseguir criar perigo. 

O ritmo de jogo era morno e as águias apenas começaram a chegar a zonas mais adiantadas do terreno de jogo depois dos 20 minutos. A primeira oportunidade de golo esteve nos pés de Rafa Silva, após uma bela incursão de David Neres pelo corredor esquerdo. 

Pouco depois foi Di María a desperdiçar nova chance, desta vez mais bem posicionado. Alexander Bah furou pela direita, cruzou para o coração da grande área, mas o pequeno toque do argentino não foi suficiente para desfazer o nulo. 

Em cima do intervalo, António Silva dispôs da melhor oportunidade da primeira parte. O central português subiu no terreno, combinou com Di María, mas não teve arte para bater Restes. 

O nulo ao intervalo explicava-se, assim, sobretudo pela falta de eficácia do Benfica. 

Roger Schmidt queria mais e não perdeu tempo em mexer, logo ao intervalo. Morato e Tengstedt não regressaram ao relvado, ao passo que Álvaro Carreras e Arthur Cabral foram apostas para o segundo tempo. 

Ainda assim, foram os franceses quem entraram mais perigosos nos segundos 45 minutos e os lances junto da baliza de Trubin iam-se acumulando com o passar do relógio. 

Os adeptos franceses ficavam empolgados e o Toulouse aproveitava o embalo. Aos 65 minutos Dallinga viu o ferro negar-lhe o golo, e pouco depois foi Trubin quem evitou o golo francês com uma defesa ao estilo andebol. 

Schmidt continua a não gostar daquilo que ia vendo e fez entrar o 'bombeiro' Aursnes aos 68 minutos, com o norueguês a render David Neres. 

O jogo ficava cada vez mais partido, mas o nulo teimava em manter-se em Toulouse, com a falta de pontaria a ser nota dominante nas duas equipas. 

Equipas iniciais 

ONZE DO TOULOUSE: Restes, Desler, Nicolaisen, Costa, Moussa Diarra, Sierro, Spierngs, Donnum, Yann Gboho, Thijs Dallinga e Suazo. 

#TFCSLB, notre onze européen #UEL pic.twitter.com/ONclxkBhy1

— Toulouse FC (@ToulouseFC) February 22, 2024

ONZE DO BENFICA: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi, Morato; João Neves, João Mário, Rafa Silva, David Neres; Di María e Tengstedt. 

O 𝗡𝗢𝗦𝗦𝗢 𝟭𝟭! #TFCSLB#UEL pic.twitter.com/JCxM4Er9Xw

— SL Benfica (@SLBenfica) February 22, 2024

Antevisão

O Benfica visita, na tarde desta quinta-feira, o Toulouse em jogo da 2.ª mão do playoff de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Depois da vitória na Luz, por 2-1, há precisamente uma semana, as águias precisam de salvaguardar a vantagem para continuarem a caminhada na segunda maior prova de clubes da UEFA. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida em solo francês entre Toulouse e Benfica a partir das 17h45 no Desporto ao Minuto

Ler artigo completo