Milhares de manifestantes juntaram-se nas ruas de Lisboa numa manifestação pró-Palestina

10 meses atrás 207

País

A manifestação decorreu de forma ordeira ao longo de cerca de hora e meia, cruzando-se com muitos turistas e portugueses às compras de Natal na Baixa de Lisboa, que iam filmando e tirando fotografias.

Milhares de pessoas juntaram-se esta tarde numa manifestação pró-Palestina em Lisboa. Pediram o fim da ocupação israelita e o cessar-fogo imediato em Gaza.

O ponto de partida da marcha foi no Martim Moniz, em Lisboa. Milhares de pessoas encheram as ruas da capital com as cores da Palestina.

Fabian Figueiredo, dirigente do Bloco de Esquerda, diz que é necessário ouvir o apelo do secretário-geral das Nações Unidas.

“Era muito importante que a diplomacia portuguesa se posicionasse ao lado do secretário-geral das Nações Unidas, engenheiro António Guterres que tem feito apelos desesperados, porque a situação em Gaza é catastrófica e tem de parar e para isso Portugal tem de se deixar das palavras e passar para as ações”.

Estão contra o que chamam de genocídio em Gaza e exigem a libertação da Palestina.

Também Paulo Raimundo, líder do PCP, esteve presente e diz que o Estado português tem de fazer mais.

"O Governo português tem a obrigação constitucional de cumprir o que a constituição prevê, que é a resolução dos conflitos armados por vias políticas e é subscritor das Nações Unidas. Tem de fazer mais, o Estado Português tem de fazer mais".

Os manifestantes caminharam por cerca de uma hora até chegarem ao Largo José Saramago, onde terminou o protesto.

A manifestação decorreu de forma ordeira, cruzando-se com muitos turistas e portugueses às compras de Natal na Baixa de Lisboa, que iam filmando e tirando fotografias.

Ler artigo completo