Milhares na Alemanha enfrentam caos na ferrovia devido a greve

8 meses atrás 82

Centenas de milhares de pessoas enfrentam, nesta quarta-feira, atrasos e supressões nos serviços de comboio na Alemanha, devido a uma greve nacional.

O relato é da agência Reuters, que fala em caos nas viagens de comboio no país, devido à greve dos maquinistas, que começou, na terça-feira, com os comboios de carga, seguindo-se os serviços de passageiros, nesta quarta-feira.

As greves deverão continuar até sexta-feira, forçando o operador nacional da ferrovia, Deutsche Bahn, a funcionar em serviços mínimos. Só se encontra operacional, aliás, um em cada cinco serviços de alta velocidade de longo curso, ficando os serviços regionais "massivamente reduzidos", segundo um porta-voz da Deutsche Bahn.

As paralisações são "uma importunação absoluta numa semana como esta, quando o clima já está complicado e as difíceis condições de mobilidade na Alemanha tornam tudo um desafio", disse o mesmo porta-voz. A operadora, por sua vez, encorajou os passageiros a cancelar ou adiar viagens que não sejam essenciais.

Os maquinistas levam a cabo uma longa disputa sobre salários e horários de trabalho, que viveu uma trégua de três semanas no Natal. Agora, no entanto, as tensões cresceram e um esforço da Deutsche Bahn para bloquear as últimas greves legalmente não teve sucesso. O sindicato GDL, conta a Reuters, quer ver o horário de trabalho reduzido de 38 para 35 horas semanais, sem alterações nos salários.

"Estamos preparados para fazer concessões e reduzir gradualmente o horário de trabalho semanal, para que o lado empregador também tenha a oportunidade de formar pessoal", disse o chefe da GDL, Claus Weselsky, à emissora pública ZDF.

Leia Também: Maquinistas de comboios marcam três dias de greve na Alemanha

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo