Ministério da Cultura espanhol extingue prémio de Tauromaquia

5 meses atrás 87

O Prémio Nacional de Tauromaquia não será atribuído este ano em Espanha e o objetivo do Ministério da Cultura deste país é que seja eliminado definitivamente.

O prémio era atribuído desde 2013, altura em que o vencedor foi Francisco Manuel Ojeda González. O galardão consistia num prémio de 30 mil euros, à semelhança dos prémios dedicados ao Teatro, à Banda Desenha ou à Dança, mas superior ao prémio, por exemplo, da Poesia, refere o El Pais.

Durante a campanha eleitoral, o Sumar, partido do ministro responsável por esta pasta, Ernest Urtasun, já havia revelado a sua vontade de, em caso de vitória, privilegiar a Proteção e o Bem-estara animal e a vontade de proceder à "revogação da Lei 18/2013 sobre a proteção cultural e patrimonial da tauromaquia", limitando a participação de menores "em espetáculos cruéis com animais" e a "supressão do financiamento público de espetáculos tauromáquicos com a morte do animal".

Em entrevista ao El Pais o mesmo ministro já havia afirmado que a sua opinião sobre o tema era sobejamente conhecida e que embora reconhecesse que a tauromaquia fosse uma tradição espanhola, as "tradições evoluem" e que "a grande maioria da população era contra os  maus tratos aos animais". 

Leia Também: Plataforma contra "tourada de anões" em Barcelos. Organização refuta

Ler artigo completo