Ministro israelita Benny Gantz pede eleições nacionais em setembro

5 meses atrás 59

O ministro israelita Benny Gantz pediu, esta quarta-feira, que sejam realizadas eleições nacionais em Israel já em setembro, quando se aproxima o primeiro aniversário do ataque de 7 de Outubro do Hamas.

Citado pela agência Al Jazeera e pelo jornal The Times of Israel, Gantz disse que se deve "acordar uma data para as eleições em setembro, perto do primeiro ano da guerra, se acharem por bem".

"Definir tal data permitirá continuar o esforço militar ao mesmo tempo que se envia um sinal aos cidadãos de Israel que iremos renovar a sua confiança em nós", continuou o ministro sem pasta.

Gantz assegurou também que já discutiu o assunto com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Segundo a Al Jazeera, o ministro perfila-se como um dos mais prováveis candidatos a suceder Netanyahu no cargo de primeiro-ministro israelita.

A 7 de outubro de 2023, comandos do Hamas infiltrados a partir de Gaza levaram a cabo um ataque no sul de Israel que causou a morte de pelo menos 1.160 pessoas, na sua maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

Segundo Israel, cerca de 250 pessoas foram raptadas e 130 delas continuam reféns em Gaza, havendo informações de que 34 deles terão morrido.

Em represália, Israel estabeleceu como objetivo a destruição do Hamas e lançou uma campanha de intensos bombardeamentos aéreos na Faixa de Gaza, seguida de uma ofensiva terrestre.

Pelo menos 32.975 pessoas, na sua maioria civis, foram mortas nas operações israelitas, segundo os dados mais recentes divulgados hoje pelo Ministério da Saúde do Hamas através de um comunicado.

No documento, o Hamas refere que, nas últimas 24 horas, foram registadas mais 59 mortes e sublinha que 75.577 pessoas ficaram feridas em quase seis meses de guerra.

Leia Também: Hamas insiste em cessar-fogo e saída total de Israel para aceitar acordo

Ler artigo completo