Ministro questiona se Congo e Ruanda são diferentes e é ridicularizado

5 meses atrás 83

O ministro do policiamento britânico, Chris Philp, está a ser ridicularizado por ter perguntado se o Ruanda e o Congo eram países diferentes, durante uma emissão da BBC.

A gafe do ministro aconteceu na noite de quinta-feira, quando estava a ser questionado sobre a controversa política de deportação do governo, a Lei do Ruanda.

Um membro do público estava a perguntar ao governante se achava que fazia sentido que membros da sua família da República Democrática do Congo (RDC) fossem deportados para o Ruanda ao abrigo do novo regime, aprovado no início da semana.

O membro do público tentou explicar a situação volátil que existe entre o Congo e o Ruanda e manifestou a sua preocupação com a ideia de os congoleses serem enviados para um país hostil.

Perante a sua explicação, o ministro mostrou-se confuso e acabou mesmo por questionar se se tratavam de países diferentes. Uma afirmação que deixou os presentes entre o espanto e as gargalhadas.

— James Foster (@JamesEFoster) April 26, 2024

A Lei do Ruanda é um plano de Sunak para travar a maré de imigrantes que atravessam o Canal da Mancha em pequenas embarcações na esperança de pedir asilo no Reino Unido.

O acordo prevê que os imigrantes que chegam ao Reino Unido como clandestinos ou em barcos sejam enviados para o Ruanda, onde os seus pedidos de asilo serão processados e, se forem aceites, ficarão.

Leia Também: Reino Unido dá 'luz verde' à expulsão de migrantes. Eis a Lei do Ruanda

Ler artigo completo