MNE do Sudão anuncia "congelamento" de relações com África Oriental

4 meses atrás 39

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros informou (...) o Igad da decisão do Sudão de cessar a cooperação e congelar as suas relações" com a organização, segundo um comunicado do Ministério.

Desde 15 de abril de 2023, o exército e as Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), do general Mohammed Hamdane Daglo, estão em guerra pelo poder no Sudão.

De acordo com uma estimativa da organização não-governamental (ONG) 'Armed Conflict Location & Event Data Project' (ACLED, na sigla em inglês), mais de 13.000 pessoas morreram no conflito.

Além disso, mais de sete milhões de pessoas foram deslocadas, segundo as Nações Unidas (ONU), tornando o Sudão a nação com a maior crise de refugiados do mundo.

O chefe das RSF viajou por África nas últimas semanas e foi convidado pelo Igad para uma reunião em Kampala, no Uganda.

"Convidar o chefe da milícia RSF constitui um precedente perigoso e viola a carta do Igad", acrescentou o Ministério.

Nos últimos meses, o exército e o Governo sudaneses têm denunciado a "parcialidade" do bloco regional e das capitais da África Oriental.

Os esforços diplomáticos para as negociações de paz, nomeadamente por parte dos Estados Unidos, da Arábia Saudita e, mais recentemente, do Igad, falharam até agora.  

Os generais Abdel Fattah al-Burhane e Mohammed Hamdane Daglo tinham anteriormente unido forças para liderar um golpe de Estado e expulsar os civis do poder em outubro de 2021, pondo fim a dois anos de transição democrática.

No terreno, as RSF parecem estar a ganhar novos territórios. Atualmente, controlam as ruas de Cartum, a quase totalidade da vasta região ocidental do Darfur e penetraram no Estado de Al Jazira, no centro-leste do país.

Leia Também: Sudão? Guerra é "a catástrofe de uma geração" de 24 milhões de crianças

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo