As duas partes vão assinar na sexta-feira um protocolo que visa a descarbonização do Porto de Lisboa, mediante várias ações que deverão decorrer até final do ano.
O Porto de Lisboa e a Mobi.E vão assinar na sexta-feira um protocolo de colaboração para que seja colocado em prática o projeto piloto “Mobilidade Elétrica” da Yilport-Liscont.
Num comunicado divulgado por aquela instituição portuária, faz-se saber que o acordo está fechado e vai ser assinado no âmbito do evento “Parcerias para a Descarbonização do Porto de Lisboa”, a realizar a partir das 10 horas de sexta-feira, no auditório da Gare Marítima de Alcântara.
O projeto é dedicado “à inovação, digitalização, descarbonização e intermodalidade no setor portuário”, pode ler-se no documento. Nesse sentido, está em causa “a primeira iniciativa de um ciclo de ações que integram o roteiro para a Descarbonização do Porto de Lisboa” e que vão ser colocadas em prática ao longo do ano.
O evento vai incluir ainda uma mesa-redonda na qual vai ser discutida a eletrificação do transporte rodoviário de mercadorias. Na mesma vão participar o administrador da Mobi.E Alexandre Videira, o presidente da Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores da Mobilidade Elétrica (APOCME), Carlos Ferraz e um elemento da direção de Gestão de Clientes da E-Redes, João Filipe Nunes.
A estes juntam-se o gestor comercial de camiões da Volvo Portugal, Hugo Luzia e o diretor-geral da Paço Rápido, António Marques.