Montenegro diz que acusações na saúde "não têm pés nem cabeça"

3 meses atrás 98

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, defendeu este domingo, 2 de junho, que a questão colocada pelo secretário-geral do PS sobre a eventual utilização de uma consultora privada no plano estratégico para a saúde não tem "pés nem cabeça".

"Isso não tem pés nem cabeça. Eu não vou estar a falar sobre isso agora, mas não tem pés nem cabeça, essa acusação", disse Luís Montenegro aos jornalistas, após votar antecipadamente em Espinho, no distrito de Aveiro.

De acordo com o primeiro-ministro, "o Governo apresentou o plano de emergência e transformação na área da saúde, cujo conteúdo é não só de emergência, mas também é de transformação estrutural e isso é que é o importante".

O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, questionou no sábado o Governo sobre se alguma empresa privada na área da consultoria esteve envolvida na elaboração do plano de emergência para a saúde, como foi contratada e a que informação do serviço Nacional de Saúde (SNS) teve acesso.

Segundo o líder socialista, "aparentemente uma empresa de consultoria privada participou nas reuniões de consulta a várias entidades, privadas e públicas", e não se sabe "até que ponto esteve também na conceção do plano de emergência da saúde".

"Para organizar e estruturar os contributos/trabalho da task force foi contratada uma consultora privada, a IQVIA Solutions, que faz parte da bolsa de consultoras que tem trabalhado com o universo Ministério da Saúde nos últimos anos", adiantou o gabinete da ministra Ana Paula Martins.

Ler artigo completo