Montenegro reitera compromisso de reforçar a rede consular

2 horas atrás 17

“É um fator essencial de apoio às comunidades portuguesas, bem como de ligação entre a administração pública portuguesa e os cidadãos, associações e empresas”, afirmou o governante durante a receção aos conselheiros das comunidades portuguesas, que decorreu em São Bento, Lisboa.

O primeiro-ministro reafirmou, esta terça-feira, na presença dos conselheiros das comunidades portuguesas, o compromisso de investir no reforço e na modernização da rede consular nacional, impulsionando a eficiência da rede de representações portuguesas no estrangeiro.

“É um fator essencial de apoio às comunidades portuguesas, bem como de ligação entre a administração pública portuguesa e os cidadãos, associações e empresas”, afirmou o governante, durante a receção aos conselheiros das comunidades portuguesas, que decorreu em São Bento, Lisboa.

Os esforços do Executivo de Luís Montenegro para impulsionar a eficiência da rede consular deverão estender-se durante toda a legislatura.

Luís Montenegro aproveitou o simbolismo do momento para recordar o objetivo de consagrar o português como língua oficial das Nações Unidas, que assumiu em conjunto com o presidente do Brasil. “Se alcançarmos este marco, será um feito memorável”, afirmou o primeiro-ministro.

Classificando o Conselho das Comunidades Portuguesas como “uma instituição consolidada” da qual “nenhum Governo pode prescindir”, o governante sublinhou que o Executivo que lidera está “fortemente empenhado numa relação de grande proximidade com as comunidades portuguesas”.

Na receção estiveram presentes o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, o secretário de Estado para as Comunidades Portuguesas, José Cesário, e, ainda, Manuela Aguiar, a primeira mulher a assumir o cargo de Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

Ler artigo completo