Moody's coloca Altice França a dois níveis do incumprimento

5 meses atrás 59

A Moody's desceu esta quarta-feira o "rating" da Altice France Holding - grupo que detém a Altice França -, colocando-a a apenas dois níveis do incumprimento.A agência de notação financeira cortou tanto o "rating" de longo prazo da empresa (Corporate Family Rating) como a probabilidade de incumprimento - de B3 para Caa2, o que significa que houve uma descida de dois níveis.  O Caa2 é o oitavo nível da categoria especulativa, o chamado "lixo", e neste patamar extremamente especulativo a Moody's vê um elevado risco de incumprimento por parte da entidade que controla a Altice França, que é detida por Patrick Drahi (na foto). Com efeito, neste nível considera-se que a capacidade de reembolso da dívida depende de condições favoráveis e sustentáveis.

A descida do "rating" segue-se à apresentação de resultados da operadora francesa. "A descida para Caa2 reflete a nossa expectativa de que o desempenho operacional e as métricas de crédito da empresa serão mais fracos do que inicialmente esperávamos, com a alavancagem a aumentar para 7,4 vezes em 2024", afirmou Ernesto Bisagon, da Moodys, na nota em causa. 

Consequentemente, a probabilidade de incumprimento por parte da empresa francesa "aumentou de facto", uma vez que "a estrutura de capital é insustentável com as atuais taxas de juro", acrescentou. 

A empresa está agora a apenas dois níveis do "default".

Notícia em atualização

Ler artigo completo