Morar perto de espaços verdes pode diminuir o risco de osteoporose

6 meses atrás 98

Sim, leu bem. É mesmo possível que o local onde vive tenha impacto significativo na saúde. Mais especificamente, um estudo, feito na China, afirma que viver em zonas arborizadas, perto de jardins, parques e espaços verdes, pode aumentar a densidade óssea e, assim, reduzir o risco de osteoporose

Segundo os investigadores, os níveis mais baixos de poluição atmosférica nos espaços verdes são um fator que contribui significativamente para as associações encontradas, lê-se em comunicado. 

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram os dados contidos no UK Biobank relativos a mais de 390 mil pessoas, com uma idade média de 56 anos.

Foi analisado o risco desta condição em cada uma e todos foram acompanhados até ao diagnóstico de osteoporose, até à morte ou até 31 de março de 2021, consoante o que ocorresse primeiro.

Depois de analisarem múltiplos fatores, os investigadores repararam que começou a surgir uma associação relativamente consistente entre o número de espaços verdes e novos casos de osteoporose, explicam os investigadores. Explicam ainda que quanto maior a área de espaços verdes mais aumentava a densidade mineral óssea, o que reduzia em 5%, dependendo da área, o risco de osteoporose.

Leia Também: Siga estes conselhos, fortaleça os ossos e reduza o risco de osteoporose

Ler artigo completo