Multas no Euro'2024 já vão em 1,2 milhões: Croácia lidera e Portugal também já recebeu fatura

2 meses atrás 85

O 'The Athletic' revelou, nas últimas horas, o valor das multas aplicadas até ao momento a todas as seleções que estão a participar no Euro'2024, assim como os motivos que deram origem às mesmas. A Croácia lidera com coimas superiores a 220 mil euros, numa lista que tem apenas três países que ainda não foram punidos e onde Portugal aparece como um dos mais 'bem comportados', apesar de também já ter recebido a fatura.

No total, as 24 nações que participaram (ou ainda estão a participar) no Euro'2024 foram multadas em 1,2 milhões de euros, com a maior fatia desse bolo a pertencer aos croatas, que foram maioritariamente castigados pelo comportamento dos adeptos. Esta categoria, refira-se, inclui, entre outras ofensas, o arremesso de objetos para o relvado ou a utilização de pirotecnia. Albânia (171 mil euros) e Sérvia (166 mil euros) fecham o pódio desta lista, com a particularidade de terem sido punidas por "transmitirem mensagens inadequadas para eventos desportivos".

Por sua vez, a Inglaterra foi multada em 10 mil euros (de um total de 12,5 mil) devido a distúrbios durante a cerimónia dos hinos nacionais, no jogo da fase de grupos com a Eslovénia. 

A anfitriã Alemanha, curiosamente, foi multada múltiplas vezes por não conseguir proteger o terreno de jogo, que em inúmeras ocasiões acabou por ser invadido durante o Europeu. O jogo da Seleção Nacional diante da Turquia, por exemplo, retrata esse cenário na perfeição, com mais de três interrupções por invasões de campo ao longo dos 90 minutos.

As coimas atribuídas a Portugal estão, ao que tudo indica, relacionadas diretamente ao comportamento dos adeptos, razão pela qual, de resto, a maioria dos países foi igualmente castigada.

Ler artigo completo