Mundial'2026 preocupa e até Casa Branca intervém: "Pode ser um desastre"

1 semana atrás 45

Está a pensar ir ao Campeonato do Mundo de 2026, que será organizado, de forma conjunta, por Estados Unidos da América, México e Canadá? Pode muito bem ser tarde demais, segundo relata, esta sexta-feira, o portal The Athletic.

Pese embora faltem ainda 777 dias para o arranque oficial do torneio, a verdade é que os tempos de espera para a atribuição de vistos, por exemplo, no México, já superam os 800 dias. Em Bogotá, a capital da Colômbia, o cenário não é muito melhor, visto que este período ronda, em média, os 685 dias.

Um cenário que está a gerar preocupação, particularmente, nos EUA, onde cidades como Nova Iorque (onde irá disputar-se a final, a 19 de julho) já expressaram preocupação para com o impacto que esta situação pode ter, ao nível do turismo.

A mesma publicação acrescenta que o assunto atingiu tamanha dimensão que já terá mesmo motivado uma reunião oficial, na Casa Branca, onde foram discutidas estratégias que permitam reduzir drasticamente os tempos de espera.

No entanto, Travis Murphy, fundador da Jetr Global Sports + Entertainment e antigo diplomata norte-americano, que chegou a trabalhar juntamente com a NBA, deixa um sério aviso: "A minha preocupação é que isto possa ser um desastre".

"As preocupações estão, absolutamente, lá, ao nível das cidades. As cidades estão a pensar 'Eles são a FIFA, por isso, devem ter tudo sob controlo'. Mas, quando percebes como é que a FIFA trabalhou com Qatar e Rússia, não funciona, necessariamente, nos Estados Unidos", afirmou.

"Nós somos um animal completamente diferente, ao nível de como o nosso governo opera e de como comunicamos. E, sinceramente, o ênfase que colocamos no futebol, enquanto desporto, no nosso país", completou o especialista.

Leia Também: Polémica instalada entre Japão e Coreia do Norte... e Sporting agradece

Ler artigo completo