Museus, monumentos e palácios do Estado são gratuitos 52 dias (à escolha) por ano

2 meses atrás 64

O regime de gratuitidade aplicava-se apenas aos domingos e feriados. A partir de hoje, portugueses e residentes em Portugal passam a ter 52 dias por ano, em qualquer dia da semana, para visitar gratuitamente os 37 museus, monumentos e palácios de tutela pública.

O Governo anunciou que entrada gratuita em museus, monumentos e palácios tutelados pelo Estado deixa de estar restringida aos domingos e feriados e, a partir desta quinta-feira, passa a ser possível escolher 52 dias por ano de acesso grátis.

A medida abrange portugueses e residentes em Portugal e, segundo o Ministério da Cultura, vai permitir gerir o fluxo de visitantes. A ministra da Cultura, Dalila Rodrigues, já tinha revelado esta intenção em maio passado.

Este regime de gratuitidade, iniciado em setembro de 2023, aplicava-se apenas aos domingos e feriados e, agora, estende-se a 52 dias por ano, em qualquer dia da semana. A medida permite visitar gratuitamente os 37 museus, monumentos e palácios geridos pela tutela.

“A liberdade é plena. Nós podemos passar a visitar em qualquer dia da semana. A gratuitidade que era até agora limitada aos domingos e feriados passa a ter plena liberdade de ação e escolha. Não há motivo nenhum para que os portugueses e residentes em Portugal não visitem os nossos museus e monumentos”, até ao limite de 52 dias, disse a ministra da Cultura.

Para ter acesso àqueles espaços, os visitantes devem apresentar o cartão de cidadão nas bilheteiras para um registo, a fim de se poder contabilizar o limite dos 52 dias.

A gratuitidade referente a 2024 já só contabilizará 22 dias de entradas sem pagar até ao final do ano, dado que a medida entra em vigor a mais de metade do ano.

Museus, monumentos e palácios tutelados pelo Estado

Convento de Cristo (Tomar) Mosteiro de Alcobaça (Alcobaça) Mosteiro dos Jerónimos (Lisboa) Torre de Belém (Lisboa) Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) Panteão Nacional  (Lisboa) Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa) Palácio Nacional de Mafra (Mafra) Museu do Chiado/Museu Nacional de Arte Contemporânea (Lisboa) Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (Lisboa) Museu Nacional Grão Vasco (Viseu) Museu Monográfico de Conímbriga-Museu Nacional (Coimbra) Museu Nacional da Música (Lisboa) Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa) Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa, atualmente encerrado ao público para obras de requalificação) Museu Nacional do Azulejo (Lisboa) Museu Nacional dos Coches (Lisboa) Picadeiro Real (Lisboa) Museu Nacional de Etnologia (Lisboa) Museu de Arte Popular (Lisboa) Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra) Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) Museu Nacional do Teatro e da Dança (Lisboa) Museu Nacional do Traje (Lisboa) Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo (Évora) Museu Nacional da Resistência e da Liberdade (Peniche) Museu de José Malhoa (Caldas da Rainha)
Ler artigo completo