NASA quer “lutar” pelo orçamento de 2025

6 meses atrás 68

O Congresso dos EUA acordou uma redução no investimento da NASA para os próximos dois anos, na sequência de um impasse partidário. Apesar de o organismo ter aprovado parte do orçamento atrasado de 2024 e ter autorizado o pedido de Joe Biden para o orçamento de 2025, o total a gastar foi revisto em baixa, com Bill Nelson, o administrador da NASA, a revelar que a agência espacial estava a ser apanhada no meio dos cortes necessários.

A NASA e outras agências receberam luz verde para gastar até 467 mil milhões de dólares para o ano fiscal de 2024 e a aprovação chegou pouco tempo antes de o prazo legal expirar. Este dinheiro não cobre todos os programas e agências governamentais, com outro prazo a aproximar-se agora a 22 de março, conta o Space.com.

Bill Nelson contesta que, apesar de ter apoio bipartidário, a NASA está a sofrer os mesmos cortes nos próximos dois anos fiscais porque um “grupo pequeno na Câmara dos Representantes” assim o entende. Apesar de as negociações terem sido complexas e prolongadas, muitos políticos mostram ainda estar preocupados com o défice de gastos e a preferirem reservar fundos para outros fins.

“Prometo-vos – a cada um de vós – que fazem parte da equipa da NASA que eu, e nós, continuamos a fazer tudo o que podemos para lutar pela NASA”, afirmou Bill Nelson no discurso anual State of NASA. O novo orçamento agora aprovado sugere que a NASA tem de gastar gradualmente menos na Estação Espacial Internacional, não se compromete com o regresso de mostras de Marte e considera já 7,6 mil milhões de dólares para o programa Artemis, para o regresso à Lua.

Ler artigo completo