Neemias Queta em grande em vitória avassaladora dos Celtics

8 meses atrás 79

O poste português Neemias Queta voltou a aproveitar a ausência de dois dos postes da equipa e a mostrar que conta cada vez mais para o treinador e esteve em grande na vitória dos Boston Celtics, este sábado à noite, sobre os LA Clippers, por 145-108.

Com Porzingis e Luke Kornet a falharem o jogo por lesão, restavam apenas Al Horford e Neemias Queta no que a postes diz respeito na rotação dos Celtics e a expectativa era alta para que o português tivesse minutos. Cedo se percebeu que Joe Mazzulla contava com ele e este não desiludiu.

O internacional luso teve uma 1ª parte praticamente exímia, onde dominou na luta das tabelas (chegou ao intervalo com nove ressaltos, incluindo quatro ofensivos), fez a cabeça de Zubac, poste dos Clippers, em água, demonstrando bem mais energia no box out que o croata, e ainda foi mais explorado pelos colegas na saída do pick&roll, o que lhe permitiu fazer cinco pontos (1/3 FG e 3/4 FT), tudo em 13 minutos. Além disso, os Celtics estiveram exímios ao nível dos triplos, fizeram 15 (!) na 1ª parte e chegaram ao intervalo a vencer por 51-68, aproveitando a ausência por lesão de Kawhi Leonard.

No arranque da 2ª parte a rotação foi menor, com as duas equipas claramente a tentarem fechar (Celtics) ou relançar (Clippers) o jogo, e demorou sete minutos para que o português entrasse em campo, quando os Celtics já venciam por 30. Apesar disso, Neemias continuou a bom nível e precisou de apenas três minuto na quadra para chegar ao seu segundo duplo duplo (11 pontos e 10 ressaltos no final do 3º período) da carreira na NBA.

Perante o resultado, acabou por jogar boa parte do 4º e último período e terminou com quase 23 minutos, 14 pontos (4/7 FG, 6/8 FT), 12 ressaltos, três assistências e +14 box plus/minus, ajudando os Celtics a vencer por 145-108.

— Afunda de 3 (@afundade3zz) December 23, 2023

Ler artigo completo