Nem a irreverência de Dragão abana estes açorianos

9 meses atrás 73

O Santa Clara teve que se aplicar bastante para contrariar a irreverência do FC Porto B, especialmente na 2ª parte, guiado por um grande Rodrigo Mora, mas aguentou-se e acabou por vencer por 2-1, num jogo marcado por um autêntico golaço maradoniano de Gabriel Silva.

A jogar em casa e com uma boa moldura humana nas bancadas, o Santa Clara surgiu bem no jogo, apesar da mudança tática para 4x3x3 - fruto da ausência por castigo de Luís Rocha -, e precisou de apenas quatro minutos para chegar ao golo inaugural, por Rafael Martins, depois de um grande passe a desmarcar Lucas Soares na direita de Serginho. O Santa Clara era claramente uma equipa mais matura, melhor com bola e forte defensivamente e o FC Porto B tinha dificuldades em criar no ataque.

O jogo esteve parado cerca de seis minutos por problemas nos aparelhos de comunicação do árbitro e os dragões até retomaram com a sua melhor oportunidade da 1ª parte, mas rapidamente os comandados de Vasco Matos retomaram o comando do jogo e, aos 28', viu o extremo Gabriel Silva fazer um golo «maradoniano», onde correu desde o meio campo até à área adversária, aguentou a pressão de dois adversários e atirou para o 2-0. Os dragõezinhos, que continuavam sem conseguir criar no ataque, no entanto, reduziram pouco depois, aos 34', num canto, com um auto-golo de Lucas Soares.

O FC Porto B tinha claramente que melhorar a ligação no último terço e, percebendo isso, António Folha colocou ao intervalo Martim Fernandes e Rodrigo Mora, baixando Vasco Sousa para o miolo mais recuado. Esta opção fez toda a diferença, com o jovem Mora a dinamizar o ataque portista e até a disfarçar o claro desaparecimento de Wendel e Abraham Marcus na partida. 

Perante isto, o Santa Clara foi obrigado a baixar linhas para se resguardar e tentar jogar na transição ofensiva rápida, mas o reforço das alas por parte de Folha também aí fez a diferença e o conjunto açoriano foi sendo praticamente inofensivo ofensivamente na 2ª parte. O FC Porto B via o tempo passar e ia sentindo a ansiedade a aumentar, o que acelerou os seus processos levou a uma maior aposta em cruzamentos e jogo direto. O Santa Clara aguentou-se bem, à verdadeiro candidato, e acabou a somar uma difícil, mas justa vitória por 2-1.

SANTA CLARA

EMPATE

FC PORTO

Ler artigo completo