Nesta cidade dos EUA os jovens de 16 e 17 anos vão poder votar (e não só)

6 meses atrás 62

Brattleboro, uma pequena cidade no estado norte-americano de Vermont, com 7.500 habitantes, concedeu aos jovens de 16 e 17 anos o direito de voto nas eleições locais, que serão realizadas em março deste ano.

Ao que noticia a Associated Press esta quinta-feira, a cidade de também está a permitir que jovens das mesmas idades concorram a cargos locais e sejam escolhidos como representantes nas reuniões anuais, onde as questões da cidade são frequentemente decididas.

Esses adolescentes, no entanto, não poderão servir no conselho escolar, o que estava previsto nas reformas originais aprovadas pelos moradores da cidade em 2019.

Estas revisões do estatuto da cidade precisavam de aprovação legislativa estadual, que foi obtida em 2023. A aprovação só aconteceu depois de a legislatura controlada pelos democratas ter conseguido reunir votos suficientes para anular o veto do governador republicano Phil Scott.

De recordar que algumas comunidades no estado de Maryland também já baixaram a idade de voto para 16 anos nas eleições municipais. Além disso, o conselho municipal de Newark, no estado de Nova Jersey, também aprovou uma medida em janeiro para permitir que essa faixa etária vote no conselho escolar.

Duas cidades da Califórnia também baixaram a idade de voto para 16 anos para os assentos do conselho escolar, mas essas mudanças ainda não entraram em vigor.

Leia Também: "Joe Biden deve fazer um teste cognitivo", diz Donald Trump

Ler artigo completo