Nesta região francesa não chovia há (quase) dois anos

5 meses atrás 75

Nem só em Portugal a chuva está de regresso, trazendo de volta dias de inverno. Mas nesta região, no sudeste de França, não chovia tanto há quase dois anos. Aconteceu em Perpinhã, nos Pirenéus, que tem enfrentado uma seca histórica.

Entre domingo e segunda-feira, a chuva atingiu os 65 mm naquela cidade, o que - não sendo excecional - é o maior episódio chuvoso desde novembro de 2021 naquele local.

Além disso, abril tem sido o primeiro mês com excesso de chuva (+18%) em muito tempo, conforme revela a imprensa local.

O défice acumulado de precipitação ao longo de um ano, na planície de Roussillon e no litoral, entre Abril de 2023 e Março de 2024, situa-se entre 60% e 70% em relação ao normal.

Assim sendo, estas chuvas são vistas como um "presente caído do céu", embora, para já, as suas consequências pareçam ser relativas. "Infelizmente, não serão as chuvas dos últimos dias que vão inverter a tendência", sublinha o hidrogeólogo Patrick Lachassagne ao 20 minutes. "A vegetação vai consumir a água que cai no chão. Portanto, não será capaz de continuar o seu caminho até aos lençóis freáticos."

L’événement du jour c’est la pluie qui revient enfin dans le désert catalan ️33 mm à Perpignan depuis hier on avait pas vu ça depuis une éternité pic.twitter.com/hi4H2fYWaO

— Météo Pyrénées (@Meteo_Pyrenees) April 29, 2024

Leia Também: Temporal em Barcelona provoca 'inundação' na tribuna de imprensa

Ler artigo completo