Nord Stream. Alemanha emite mandado de detenção de cidadão ucraniano

1 mes atrás 63

A Alemanha emitiu um mandado de detenção dirigido a um cidadão ucraniano, pela alegada sabotagem do gasoduto Nord Stream, que aconteceu em setembro de 2022.

Segundo vários meios de comunicação alemães, o visado chama-se Volodymyr Z. e viverá na Polónia, alegando-se que terá atacado os gasodutos com pelo menos outros dois cidadãos ucranianos.

As explosões nos gasodutos Nord Stream, que não estavam em funcionamento na altura do incidente, ocorreram em 26 de setembro de 2022 e provocaram duas fugas em cada um deles: duas na zona dinamarquesa e duas na zona sueca, todas em águas internacionais.

No ano passado, o Conselho de Segurança rejeitou uma proposta russa de iniciar uma investigação internacional às explosões, com a maioria dos membros a defender a continuidade das investigações conduzidas pela Alemanha, Dinamarca e Suécia.

Embora a Rússia tenha insistido que se tratou de uma sabotagem de países "anglo-saxónicos", a comunidade internacional cerrou fileiras sobre o assunto e acusou o Kremlin (presidência russa) de ter realizado um ataque de "falsa bandeira" (encenar um ataque e atribuir culpas a terceiros).

Leia Também: Nord Stream? "Não temos mecanismos para trocar informações com Kyiv"

Ler artigo completo