Notas de um Euro: a importância de ser Ernst

2 meses atrás 90

UEFA Euro 2024

Para ler logo pela manhã, de 14 de junho a 14 de julho, as "Notas de um Euro" do comentador da SIC João Rosado sobre a maior competição do futebol europeu, que este ano se realiza na Alemanha. A nota de hoje é sobre a carreira de Ernst Happel, lenda do futebol austríaco.

 a importância de ser Ernst

Heribert Proepper

A Áustria precisa de ganhar e os Países Baixos não podem perder. Para a qualificação direta, as equipas que logo se defrontam em Berlim fazem contas simples. Assim, o jogo prevê-se muito complicado, com um xadrez digno do mestre Ernst Happel.

Nascido em Viena, o lendário treinador entrou na história em 1970, quando deu ao futebol neerlandês a primeira Taça dos Campeões Europeus (TCE). Ao serviço do Feyenoord, Happel ganhou a final diante do Celtic, antecipando a era Cruyff no Ajax.

A Laranja Mecânica, com o austríaco ao leme, sagrou-se vice-campeã do Mundo (também pela primeira vez) em 1978, perdendo para a anfitriã Argentina na linha do que o Club Brugge em maio do mesmo ano experimentara em Wembley ante o Liverpool.

Sepia Times

Derrotado por Bob Paisley na sua segunda final da TCE, Ernst Happel voltou a ser sagrar-se campeão da Europa em 1983, com o Hamburgo a vencer a Juve de Trapattoni.

Bongarts

Ler artigo completo