Nova Caledónia: Emmanuel Macron apela ao "diálogo e ao apaziguamento construtivo"

4 meses atrás 89

Mundo

O Presidente francês diz que se deslocou à Nova Caledónia "num registo construtivo de diálogo e apaziguamento" e que "serão programadas novas operações maciças onde for necessário".

O Presidente francês, Emmanuel Macron, esteve reunido com autoridades locais na Nova Caledônia para tentar restabelecer o diálogo, depois de uma semana de violência.

Durante o encontro, Emmanuel Macron apelou ao diálogo e ao apaziguamento construtivo e pediu o regresso mais rápido possível da "paz, calma e segurança" no arquipélago francês.

“É num registo construtivo de diálogo e apaziguamento que me apresento aqui. Mas também com a responsabilidade que me cabe, ou seja, a de tentar construir este caminho dentro do cenário que conhecemos, que o povo escolheu”, começou por dizer.

“Nas próximas horas e nos próximos dias, serão programadas novas operações maciças onde for necessário, e a ordem republicana na sua totalidade será restabelecida porque não há alternativa”, acrescentou.

Estes tumultos, os mais graves registados na Nova Caledónia desde os anos 1980, foram desencadeados por uma reforma eleitoral promovida por Paris, que altera o recenseamento, retirando peso aos povos autóctones, o que indignou os independentistas.

Desde o início dos distúrbios, morreram seis pessoas, entre elas dois guardas nacionais de unidades móveis.

Ler artigo completo