Novo olhar sobre a Terra: SEN vai transmitir imagens na incrível resolução 4K

6 meses atrás 127

A start-up britânica SEN vai instalar um sistema 4K mesmo à frente da Estação Espacial Internacional (EEI). A ideia é transmitir imagens da Terra, captadas a partir do espaço, com este sistema de altíssima resolução.

O sistema segue hoje para órbita, sendo parte integrante de missão uma de reabastecimento da EEI, num foguetão da SpaceX que parte da Flórida, às 20h55, hora de Lisboa.

Como vai funcionar o sistema 4K da SEN no espaço

Quando chegar à Estação Espacial Internacional, o sistema 4K da SEN vai ser colocado pelos astronautas no convés Bartolomeu – uma estrutura externa ligada ao módulo científico europeu Columbus.

Em maio, a estrutura robótica CanadaArm-2 vai fazer as manobras necessárias para a sua instalação final. A partir desta data, uma câmara vai estar a captar as imagens do horizonte, nomeadamente o nascer e pôr do sol.

Uma segunda câmara será vai estar direcionada para captar o que acontece na Terra. Este equipamento vai conseguir abranger uma área de 180 km por 240 km e captar recursos de até 60 metros de diâmetro.

Por último, mas não menos importante, uma terceira câmara vai captar a chegada e partida de aeronaves. Nomeadamente a SpaceX Dragon e Boeing Starliner que têm lançamentos previstos para breve.

A transmissão 4K destas câmaras vai ser feita através do sistema de retransmissão da Agência Espacial Europeia que envia sinais para a Terra pelos satélites localizados bastante mais acima da EEI.

Esta não é a primeira experiência da start-up SEN no espaço. Desde 2022 que a empresa transmite vídeo ao vivo de um pequeno satélite. Mas este pode ser o início de um projeto mais ambicioso.

Charles Black, da start-up britânica, garantiu já que a empresa tem planos para estender esta tecnologia a mais locais, nomeadamente na Lua.

Start-up SEN pode rentabilizar esta transmissão de várias formas

De acordo com as informações divulgadas, a start-up SEN pode vir a rentabilizar esta transmissão 4K de várias formas.

A empresa espera despertar o interesse de agências de notícias pelo facto de puderem fornecer imagens e uma perspetiva diferente de um acontecimento. Por exemplo, um incêndio de maior escala que possam ter impacto noticioso a nível global.

Outras possibilidades envolvem a indústria cinematográfica e o desenvolvimento de documentários.

Ler artigo completo