Numen abre em Lisboa e escolhe Portugal como porta de entrada na Europa

6 meses atrás 55

Para a tecnológica brasileira “a decisão de escolher Portugal como porta de entrada para implementar a estratégica de internacionalização para o mercado europeu prende-se, essencialmente, pelo alinhamento na perspetiva de inovação do país, pelos incentivos ao empreendedorismo tecnológico e também pela proximidade cultural com o Brasil”, segundo o comunicado da empresa.

A Numen, empresa brasileira de consultoria em tecnologia arranca com internacionalização para a Europa através das operações em Portugal.

Fundada em 2009 no Brasil, a Numen já está presente nos Estados Unidos da América, emprega mais de 650 pessoas e conta com mais de 90 clientes.

Chegou a Portugal em 2023, dando assim arranque às operações na Europa. A sede da Numen em Portugal fica situada em Lisboa, e irá funcionar como “um centro nearshore para responder a clientes na Europa, aproveitando a proximidade geográfica e o fuso-horário”.

A tecnológica já conta com uma dezena de colaboradores no mercado português mas prevê realizar mais contratações de perfis técnicos à medida do desenvolvimento de novos projetos. Neste momento, o foco é reforçar o departamento comercial.

Em relação aos clientes, Johnson & Johnson, Kenvue e Mars são os principais projetos, anuncia a Numen.

A Numen prevê também expandir a sua presença física para outros países europeus e já dá suporte a clientes em outras regiões na Europa.

Para a tecnológica brasileira “a decisão de escolher Portugal como porta de entrada para implementar a estratégica de internacionalização para o mercado europeu prende-se, essencialmente, pelo alinhamento na perspetiva de inovação do país, pelos incentivos ao empreendedorismo tecnológico e também pela proximidade cultural com o Brasil”, segundo o comunicado da empresa.

Depois do Brasil e Estados Unidos, Portugal é o ponto de partida para a expansão na Europa.

A Numen, que registou um volume de negócios global de 50 milhões de euros, revela que já conta com uma dezena de colaboradores no mercado português envolvidos em projetos para clientes como a Johnson & Johnson, Kenvue e Mars.

A empresa brasileira é especializada em sistemas de gestão empresarial, tendo o seu maior expertise na plataforma da alemã SAP, e refere que “tem diversificado o portfólio para responder às necessidades de transformação digital dos clientes”. Nos últimos três anos, a tecnológica brasileira tem registado um crescimento consecutivo na casa de dois dígitos e terminou 2023 com um volume de negócios global de 50 milhões de euros.

Danilo Santos, CEO na Europa, explica que “a visão da Numen é aproximar pessoas e tecnologia para alavancar negócios, e fazemos isso ao simplificar o acesso aos dados, extraindo significado das informações, otimizando processos e reduzindo desperdícios nas operações dos nossos clientes. O nosso objetivo é colaborar com as empresas em Portugal, para juntos, construirmos resultados expressivos”.

Além do universo SAP, a Numen explica que “mantém um relacionamento estreito com outras parceiras tecnológicas como Celonis, Salesforce e AWS”.

A tecnológica já está a estabelecer parcerias estratégicas com organizações-chave em Portugal, como a Associação de Utilizadores SAP em Portugal (GUSP) e o WTC Business Club. “Acreditamos que estas colaborações não só vão enriquecer a nossa base de conhecimento e relacionamento, mas também abrir portas para oportunidades de negócios inovadoras e sustentáveis”, indica Leandro Furtado, Diretor Comercial da empresa.

Com uma área dedicada à inovação e experimentação de novas tecnologias para resolver desafios de negócios, a empresa tem se destacado na utilização de inteligência de dados. Neste momento, “tem ajudado os clientes a encontrarem ineficiências nos seus processos de negócio, a visualizar dados e a obter insights, de forma a tomarem melhores decisões e fortalecer a resiliência diante das incertezas, como a disrupção nas cadeias globais de abastecimento”, lê-se no comunicado.

Ler artigo completo