Número de casas vendidas cai 17% em 2023

6 meses atrás 57

Segundo dados da Worx Real Estate Consultants, apesar de se ter sentido uma diminuição na procura por casa, o preço médio de venda registou um aumento, de 8% nos imóveis novos, para 4.045 euros por metro quadrado, e de 9% nos imóveis usados, para 2.116 euros por metro quadrado.

As elevadas taxas de juro condicionaram a procura por compra de casa em 2023, tendo-se registado uma quebra de 17% nas vendas, com um total de 131 mil casas vendidas em Portugal, segundo dados da Worx Real Estate Consultants que vai lançar a sua publicação anual de análise do mercado no ano passado.

Apesar de se ter sentido uma diminuição na procura por casa, o preço médio de venda registou um aumento, de 8% nos imóveis novos, para 4.045 euros por metro quadrado, e de 9% nos imóveis usados, para 2.116 euros por metro quadrado.

A área metropolitana de Lisboa e Algarve foram as duas zonas mais penalizadas no que toca à procura por casas, no entanto no total do ano, ambas as regiões registaram o maior aumento de preços de venda em 2023.

O preço médio das casas na área metropolitana de Lisboa rondou os 6.940 euros por metro quadrado em imóveis novos e os 4.210 euros por metro quadrado em imóveis usados.

Na área metropolitana do Porto, as vendas de casas registaram uma descida de 16%, tendo o preço dos imóveis usados aumentado 9% no município do Porto. Já o preço dos imóveis novos apresentou uma diminuição, tendo fixado o preço nos 4.300 euros por metro quadrado.

“O mercado residencial em 2023 observou uma redução considerável das vendas no primeiro semestre cujas repercussões no preço se fizeram sentir no segundo semestre, tanto nos imóveis novos como nos usados”, salienta em comunicado a Worx Real Estate Consultants.

Ler artigo completo