O dérbi da Rainha

7 meses atrás 78

Esta quinta-feira é dia de fechar as contas dos quartos de final da Taça de Portugal e o penúltimo duelo desta ronda é um dérbi minhoto, com Vitória SC e Gil Vicente a disputarem o seu 3º round desta época por uma vaga nas meias finais.

Mais rotinado nestas andanças, o Vitória SC chega a este jogo motivado, após bater o Vizela (0-1) e em crescendo nas últimas semanas, mas alertado para este Gil Vicente, até porque os dois conjuntos se defrontaram há apenas duas semanas e os de Barcelos levaram a melhor (1-0). Apesar disso, na antevisão da partida, Álvaro Pacheco admitiu que está à espera de um Gil bem distinto para este jogo, fruto do cariz de eliminatória do mesmo.

A nível de escolhas, pela importância da partida em questão, não se espera grandes mexidas no lado vimaranense, até porque não é habitual em equipas de Álvaro Pacheco, embora Miguel Maga e João Mendes possam merecer confiança, depois da boa saída a partir do banco na última partida. Mantendo o critério até aqui utilizado, Charles também deve regressar à baliza e dar descanso a Bruno Varela.

Virando a página para o lado gilista, os comandados de Vítor Campelos têm marcado as últimas semanas com alguma irregularidade e, apesar da já referida vitória contra os de Guimarães, a verdade é que o último duelo, apesar de ser contra o Benfica (3-0), deixou muito a desejar, especialmente no lado ofensivo, onde a equipa foi inofensiva. Aqui, serão obrigados a fazer mais e melhor e isso até pode pesar nas opções para este jogo.

Martim Neto volta a ser opção para este jogo e deve merecer a confiança de regressar à titularidade, atirando, provavelmente, Gbane para o banco de suplentes, mas tem potencial para ser a única mexida, até pela gestão feita por Vítor Campelos na partida na Luz, onde retirou cedo alguns dos principais elementos. A haver mais mexidas, nomes como Alex Pinto ou Alipour surgem na linha da frente.

Próximos e históricos

Próximos a nível geográfico e bem conhecidos a nível de competições nacionais, Vitória SC e Gil Vicente já se defrontaram um total de 57 vezes, com algum equilíbrio, embora com vantagem vimaranense (24 vitórias, contra 18 gilistas). Olhando apenas para a Taça de Portugal, este será apenas o 4º duelo entre as duas equipas na história, mas aí a vantagem é nitidamente vitoriana: nunca perderam e nunca foram eliminados (duas ocasiões).

Ler artigo completo