O mistério de Jay Slater, o jovem desaparecido em Tenerife há 4 semanas, chegou ao fim

2 meses atrás 83

Foram várias semanas de mistério, sem que ninguém soubesse o que se tinha passado com o jovem britânico que desapareceu durante umas férias nas Canárias espanholas. Na passada segunda-feira, foi encontrado o corpo do adolescente britânico Jay Slatter, dado como desaparecido em Tenerife há cerca de um mês.

Jay Slater, um rapaz britânico vindo de Lancashire, norte da Inglaterra, estava a passar férias em Tenerife quando foi dado como desaparecido a 17 de junho. O jovem adulto de 19 anos estava a passar férias com o seu grupo de amigos com quem participou num festival de música na estância de Playa De Las Americas.

No fim, Jay Slater abandonou o festival e dirigiu-se acompanhado de dois homens para o seu Airbnb no parque nacional Rural de Teno, a cerca de 11 horas a pé de onde ele estava hospedado.

A irmão do dono do Airbnb, Ofelia Medina Hernandez, afirma ter visto Jay Slater antes do desaparecimento. Slater dirigiu-se a Ofelia Hernandez e perguntou-lhe sobre os horários dos autocarros. Mais tarde, avistou-o a subir a colina na direção oposta a Los Cristianos, onde tinha alugado um apartamento.

“É perigoso andar por aqui, é fácil perder-se”, disse a irmã do dono do Airbnb. “Ele caminhava ao longo da estrada quando o vi pela última vez, lá em cima... Ele estava lá sozinho. Estava a andar normalmente, embora rápido, um pouco rápido”, acrescentou.

Por volta das 8h30 do dia 17 de junho, o jovem de 19 anos, contactou, através de uma chamada, uma das amigas com quem tinha ido ao festival e disse que estava com fome, sede, apenas com 1% de bateria e perdido.

O telefone de Jay Slater havia sido rastreado pela última vez num remoto parque nacional no arquipélago das Ilhas Canárias, na ravina de Masca. No dia 30 de junho as autoridades espanholas informaram que as buscas, que envolveram dezenas de operacionais, incluindo voluntários de Espanha e do Reino Unido, cães, drones e um helicóptero por Slater haviam sido encerradas.

Na passada segunda-feira, a polícia nacional espanhola reconheceu que apesar dessas buscas estarem encerradas, os agentes da Guarda Civil mantiveram uma "busca contínua e discreta" na área que não havia terminado.

O corpo foi encontrado pelas equipas de salvamento espanholas em Tenerife. A Guarda Civil disse que a equipa de salvamento tinha encontrado o corpo de Slater enquanto efetuava uma busca no terreno, quatro semanas após o desaparecimento do adolescente.

A autópsia confirmou que o corpo pertence a Jay Slater.

O porta-voz do tribunal a quem está atribuído o caso afirmou que as impressões digitais retiradas do corpo correspondem às do jovem britânico. O tribunal alega que os ferimentos no seu corpo sugerem que a sua morte tenha sido causada por uma queda acidental. “Temos uma identificação positiva e mais dados, os testes de impressões digitais mostram que o corpo é o de Jay Slater e que a morte foi causada por um trauma consistente com uma queda numa área rochosa”, declara o comunicado do Tribunal Superior de Justiça das Ilhas Canárias.

A mãe de Jay Slater, Debbie Duncan manifestou a sua angústia num comunicado ao receber a confirmação da morte do filho: “Não consigo acreditar que isto possa ter acontecido ao meu lindo menino. Os nossos corações estão destroçados."

Law, amigo de Jay Slater, ao receber a notícia também manifestou a sua tristeza no Instagram.

Sinceramente, não tenho palavras. Sempre a pessoa mais feliz e sorridente da sala, tu eras único Jay e vais fazer mais falta do que imaginas. Tenho a certeza que terás os teus sapatos de dança polidos e prontos à espera de todos nós.

O jornal El Día, de Tenerife, noticiou que o terreno onde o corpo foi encontrado era tão inacessível que foi necessário recorrer a um helicóptero para o recuperar. No dia seguinte a ter sido encontrado o corpo, as equipas de salvamento continuaram a vasculhar a vegetação para verificar que nada tinha escapado.

Matthew Searle, da LBT Global, uma Instituição Britânica de Caridade para Pessoas Desaparecidas no Estrangeiro, disse estar a trabalhar com a família de Slater nos próximos passos, que incluem a recuperação dos seus pertences e o repatriamento do seu corpo.

Depois do desaparecimento do jovem, uma das amiga de Jay criou um GoFundMe para receber apoio nas buscas. Foram angariadas mais de 54 mil libras (64 mil euros).

Ler artigo completo