A OpenAI aproveitou o início da semana para desvendar uma nova versão da sua Inteligência Artificial (IA). Dá pelo nome de GPT-4o e será capaz de interagir com os utilizadores por via de texto, som e imagens. Mais ainda, será gratuito para todos os utilizadores.
Quase em simultâneo, a empresa de IA partilhou no respetivo canal de YouTube uma série de vídeos onde é possível ver demonstrações do GPT-4o em situações reais. Além de ser possível notar um estilo de conversação mais natural, saltam à atenção alguns vídeos onde fica claro o (enorme) potencial do GPT-4o para situações de aprendizagem.
É o caso do vídeo que pode ver acima, onde duas pessoas recorrem ao GPT-4o como um tutor de matemática. No vídeo é usado um tablet com uma aplicação do ChatGPT (equipado com o GPT-4o), a qual tem acesso ao ecrã do dispositivo e dá instruções para ajudar a resolver o problema.
Há ainda um vídeo (abaixo) onde duas pessoas usam o GPT-4o para aprender uma língua estrangeira, apontando simplesmente a câmara para objetos e perguntando os nomes em espanhol. Por fim, um terceiro vídeo (também abaixo) mostra como o GPT-4o pode servir como intérprete em viagens - permitindo aos utilizadores contarem com um tradutor em tempo real.
Serve recordar que estas capacidades vão chegar de forma gradual ao ChatGPT durante as próximas semanas e que os utilizadores da versão gratuita terão limites de uso. Não obstante, fica claro que o GPT-4o poderá representar uma forte mudança na forma como interagimos com assistentes digitais e usamos IA em situações quotidianas.
Leia Também: ChatGPT chegou aos Macs da Apple. Más notícias para quem tem Windows…