“O presidente tem coragem?”. Pinto da Costa recorda convite a Artur Jorge para treinar o FC Porto

6 meses atrás 57

Em entrevista ao “Porto Canal”, o presidente do FC Porto revela que a direção que encabeçava em 1984 não estava de acordo com a escolha e que quando fez o convite, Artur Jorge respondeu com uma pergunta. Três anos depois, tornava-se o primeiro técnico português a ganhar a Taça dos Campeões Europeus.

Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, recordou com emoção o treinador Artur Jorge, que faleceu esta quinta-feira, vítima de doença prolongada.

Em declarações ao “Porto Canal”, o responsável máximo dos “dragões” recorda que a escolha do técnico foi uma aposta sua, em 1984, e que juntos “fizemos um percurso lindíssimo”.

“Era treinador quando conquistámos um dos primeiros títulos sob a minha presidência e foi o primeiro treinador português a ganhar a Taça dos Campeões Europeus. Em 1987 fez uma equipa fabulosa, conseguiu criar um espírito de grupo e de vitória que, embora o favoritismo fosse do Bayern de Munique, o Artur Jorge incutiu uma ambição que fazia com que todo acreditássemos na vitória”, recordou.

O presidente do FC Porto recorda o treinador como “uma pessoa de um nível intelectual muito alto, com uma paixão muito grande pela música, literatura e arte. É uma pena. Artur Jorge é muito importante na história do FC Porto e na história do futebol português”.

Desafiado a contar uma história sobre o treinador campeão da Europa em 1984 pelo FC Porto, Pinto da Costa lembrou que “quando decidi que ia ser o treinador do FC Porto não houve grande recetividade”. Sobre o convite, o presidente dos “azuis e brancos” recorda que foi a Lisboa, “convidei-o para almoçar e falámos de futebol. Quando lhe perguntei se queria treinar o FC Porto, ele respondeu-me com uma pergunta muito interessante: “O presidente tem coragem?””.

Artur Jorge, antigo selecionador português e treinador campeão europeu pelo FC Porto, morreu aos 78 anos, anunciou hoje a família em comunicado.

“É com profunda tristeza que a família de Artur Jorge Braga de Melo Teixeira comunica o seu falecimento, esta madrugada, em Lisboa, após doença prolongada. Morreu serenamente, rodeado dos seus familiares mais próximos”, lê-se no comunicado.

Como treinador, Artur Jorge teve o momento alto da carreira em 1986/87, ao vencer a Taça dos Clubes Campeões Europeus ao serviço do FC Porto, tendo sido igualmente selecionador nacional em duas ocasiões.

Ler artigo completo