O que dizem os 9 miúdos da formação do Benfica que lutam por 'um lugar ao sol'

2 meses atrás 78

Os trabalhos do plantel principal do Benfica na pré-temporada de 2024/25 arrancaram na última quarta-feira, com Roger Schmidt a contar com 9 jogadores oriundos da formação dos encarnados que transportam a mística do clube. As sensações são únicas para quem se vê a desfrutar desta oportunidade nos primeiros dias de preparação para a nova época, como os próprios jovens deram conta em declarações aos meios das águias.

A começar pela baliza, Diogo Ferreira assume a ambição de vingar no Seixal. "Tenho de dar o máximo em todos os treinos, tenho de lutar pelo meu lugar e é isso que eu vou fazer. Independentemente do que acontecer daqui para a frente, é uma oportunidade incrível para me mostrar aos técnicos. Sinto que tenho estado a trabalhar bem, acho que é uma recompensa", afirma o guarda-redes, de 17 anos, acrescentando: "É um sentimento incrível estar aqui." Também com 17 anos, o lituano Arnas Voitinovicius partilha o desejo de se afirmar. "Vou fazer tudo o que posso, dar tudo pelo Benfica, trabalhar."

Passando para a defesa, Diogo Spencer até já teve a oportunidade de se estrear pela equipa principal (a 14 de abril, no triunfo por 3-0 sobre o Moreirense, na 29.ª jornada do campeonato) mas salienta que "as primeiras 24 horas da preparação para 2024/25 foram incríveis". "Quando cheguei ao centro de estágio, entrar naquele balneário e ver ali o meu nome", referiu, com alguma emoção, o lateral direito de 20 anos, antes de revelar os seus objetivos. "Dar o máximo na pré-época. Já é um sonho desde criança fazer uma pré-época com a equipa A, é aproveitar cada momento aqui com eles", frisou. Quanto a Leandro Santos, de 18 anos, dá mais um passo na carreira depois de ter evoluído na equipa sub-23 cheio de entusiasmo. "Tentar representar sempre o clube da melhor maneira, como tenho vindo a trabalhar sempre desde a formação", anotou.

Mudando de flanco, o defesa esquerdo Tiago Parente renovou contrato a 2 de julho e, logo no dia seguinte, integrou os treinos do plantel principal ocupando a vaga de Rafael Rodrigues, entretanto cedido ao AVS SAD. "Tenho de dar o máximo em todos os treinos, tenho de dar tudo por este clube", sublinhou o jovem, de 18 anos, que está prestes a iniciar a 8.ª temporada de águia ao peito. "É bom estarmos de volta, todos juntos, ao campo, ao ginásio, a todos os espaços em que podemos trabalhar todos os dias e dar o máximo. Agora só temos de continuar a trabalhar", acrescentou o esquerdino.

Em termos de centrais, o internacional albanês Adrian Bajrami, de 22 anos, já disputou mais de 50 jogos pelo Benfica B na 2.ª Liga e esta presença na pré-época 2024/25 é vista como mais uma oportunidade para dar o seu melhor. "Todos os dias procuro dar o meu máximo, em cada treino, e representar o Benfica da melhor forma possível", afirmou o esquerdino. O último jogador a juntar-se a este lote foi Gustavo Marques, contratado a título definitivo ao América após um ano de cedência ao Benfica. Atuou na equipa B, estreando-se pela formação principal frente ao Famalicão (3-0) a 29 de dezembro de 2023, não escondendo a sua felicidade por se encontrar novamente às ordens de Roger Schmidt. "Estou muito feliz pela oportunidade de estar a representar o Benfica mais uma vez", enalteceu o brasileiro, de 22 anos, revelando as ambições imediatas: "Treinar bastante, fazer uma boa pré-época e esperar pelas oportunidades."

Quem também já sabe o que é jogar ao mais alto nível é João Rego, de 19 anos, que se estreou pela equipa A a 12 de maio deste ano na goleada (5-0) frente ao Arouca. "Cabe-me dar o meu máximo todos os dias, focar-me apenas no presente e não pensar muito mais além", considerou o médio ofensivo, que na época anterior representou os encarnados na Youth League, Liga Revelação e 2.ª Liga. Por fim, o avançado Pedro Santos, de 21 anos, considera que este é o momento certo para mostrar a sua melhor versão. "Vou dar o meu máximo. Desfrutar do momento e dar tudo nos treinos para conseguir estar aqui", prometeu o internacional sub-21 por Portugal, que conta com mais de 60 jogos pela equipa B das águias nas últimas duas temporadas.

Ler artigo completo