OE: Albuquerque e Bolieiro pressionam Governo a melhorar verba para as ilhas

1 hora atrás 16

País

Miguel Albuquerque e José Manuel Bolieiro, presidentes das regiões autónomas, passaram o primeiro dia de Congresso do PSD a pressionar o primeiro-ministro e o ministro das Finanças.

Miguel Albuquerque e José Manuel Bolieiro acreditam que vão sair do congresso do PSD com um compromisso com Luís Montenegro para melhorar a verba do Orçamento do Estado para as regiões autónomas. Os dois presidentes das regiões autónomas passaram o primeiro dia de Congresso a pressionar o primeiro-ministro e o ministro das Finanças.

À SIC, fontes dos Governos regionais explicam que as duas regiões autónomas, em conjunto precisam de cerca de 350 milhões de euros: 200 para a Madeira, 150 para os Açores.

"Na parte inicial do orçamento foi uma deceção. Agora vamos ver se conseguimos um compromisso para a especialidade (...). Vou falar com Luís Montenegro e vamos falar com o ministros, mas neste momento a conversa não é falar, é concretizar e ter o compromisso relativamente ao orçamento, que estas questões para as regiões autónomas estão consagradas", assinala Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira.

Ambos têm de convencer um Governo que diz ter uma margem para negociar próxima de zero.

O Ministro das Finanças até pode chutar o assunto para os colegas de Governo, mas no Congresso do PSD a magistratura de influência das ilhas está em modo alta pressão, com José Manuel Bolieiro a sentar-se ao lado do ministro para uma discreta conversa de largos minutos.

Salvo pela interrupção dos trabalhos, o ministro tenta seguir para a pausa de almoço, mas José Manuel Bolieiro faz questão de continuar.

Ler artigo completo