Oito mortos e 18 desaparecidos em inundação repentina no centro da China

2 meses atrás 56

O desastre ocorreu na tarde de sábado na aldeia de Xinhua, na província de Sichuan, deixando 1.254 pessoas afetadas e mais de 40 casas danificadas, disseram as autoridades provinciais citadas pela agência oficial de notícias Xinhua.

Cerca de 450 equipas de socorro estão a trabalhar na área, onde até agora resgataram quatro pessoas e recuperaram os corpos de oito.

As estradas e as comunicações na zona das inundações estão parcialmente restabelecidas e os habitantes afetados foram alojados noutros locais, acrescentou.

Nas últimas semanas, as fortes chuvas na China levaram à retirada de centenas de milhares de pessoas em províncias como Anhui (leste) e Guangdong (sudeste), tendo causado também o rebentamento de uma barragem na província de Hunan (centro).

Os desastres naturais causaram estragos durante os verões mais recentes no gigante asiático: os meses de verão do ano passado foram marcados, em Pequim, por inundações que causaram mais de 30 mortos, enquanto em 2022 várias ondas de calor extremas e secas atingiram o centro e o leste do país.

Em julho de 2021, chuvas de uma intensidade que não se via há décadas mataram quase 400 pessoas na província central de Henan, uma catástrofe que o governo chinês atribuiu à "falta de preparação e perceção do risco" por parte das autoridades locais.

Leia Também: Pelo menos 11 mortos em queda de ponte no norte da China. Veja o vídeo

Ler artigo completo