Onze macacos morrem em zoo de Hong Kong. Infecção 'vem' do solo

3 horas atrás 24

Onze macacos morreram na última semana num jardim zoológico de Hong Kong, e em causa pode estar uma contaminação trazida pelos próprios funcionários.

De acordo com a CNN Internacional, nove destes animais morreram de septicemia, causada por Melioidosis, uma infeção bacteriana.

Os últimos dois animais a morrerem ainda não foram autopsiados, mas acredita-se que a causa será a mesma.

Segundo explicaram as autoridades, a infeção deverá ter-se propagado com 'ajuda' do solo presente nas jaulas onde estes estão, e que estará presente depois de ser transportada até lá a partir dos sapatos dos funcionários.

"Para já, isolámos toda a secção dos mamíferos, pelo que não haverá qualquer tipo de contacto entre os cidadãos normais e os animais", explicou o Ministro do Turismo e da Cultura, Kevin Yeung.

Os animais que morreram estavam em cinco jaulas separadas, e eram de espécies como de Brazza, macaco-esquilo comum, saguim-de-cabeça-algodão e sagui-de-tufos-brancos.

A bactéria é comum em solo argiloso húmido e, segundo a CNN Internacional, embora possa ser transmitida de animais para seres humanos, é pouco provável que isso aconteça. Ainda assim, o contacto de visitantes com os mamíferos está proibido.

Leia Também: Uma alcateia e uma cabana: Homem grava "calma" ao aproximar-se de lobos

Ler artigo completo