OPINIÃO | Previsões

2 semanas atrás 37

"A Preto e Branco” é uma coluna de opinião que procurará reflectir sobre o futebol português em todas as suas vertentes, de uma forma frontal e sem tibiezas nem equívocos, traduzindo o pensamento em liberdade do seu autor sobre todas as questões que se proponha abordar.

Agora que faltam apenas três jornadas para a conclusão do campeonato, não é muito difícil prever, salvo surpresas, o que irá decidir a classificação final do mesmo quanto aos quatro principais motivos de interesse. Campeão, apuramento europeu, manutenção e descidas de divisão.

O campeão será o Sporting. Já na próxima jornada face ao Portimonense ou na seguinte na visita ao Estoril. O Benfica será segundo, porque já não pode ser alcançado por quem vem atrás e já não alcançará o Sporting.

Ambos estarão na Liga dos Campeões na próxima temporada, com o Sporting a apurar-se directamente para a fase de grupos e o Benfica a ter de jogar pré eliminatórias. Porto, Braga e Vitória ocuparão os restantes lugares europeus, mas a previsão da ordem pela qual o farão fica para o fim deste texto.

Moreirense, Arouca, Famalicão, Casa Pia, Farense, Estoril, Rio Ave e Gil Vicente estarão seguramente na primeira liga na próxima época, dado que souberam atempadamente garantir a pontuação necessária a tal desiderato, com os vimaranenses e os arouquenses a realizarem excelentes campeonatos que lhes garantem sexto e sétimo lugares veremos no final por que ordem.

Quanto a descidas e à disputa do playoff com o terceiro classificado da II liga, há ainda cinco clubes envolvidos, embora face aos respectivos calendários só por muito azar é que Boavista e Estrela da Amadora se poderiam ver envolvidos nesses percalços.

Do meu ponto de vista, Vizela e Chaves vão descer, porque as suas pontuações e respectivos calendários não lhes permitem outras aspirações (os flavienses nos três jogos que faltam ainda recebem o Porto e vão a Alvalade !!!), enquanto o Portimonense só muito dificilmente deixará de ter de disputar o ingrato playoff, que nas últimas épocas tem corrido favoravelmente à equipa da II liga que o disputa e significado a descida da equipa da I liga.

Dito isto, vamos então ao ponto de maior interesse do que falta resolver e que é saber quem ocupará a terceira, quarta e quinta posição.

Neste momento, os candidatos são três e qualquer um deles pode ficar em qualquer uma das posições, face às distâncias pontuais que os separam, o que, não sendo expectável no início do campeonato, acabou por se tornar uma realidade face ao percurso de cada um. O Porto tem 63 pontos, está a 18 do Sporting e a 13 do Benfica, o que nem nos seus piores pesadelos admitiria ser possível, e o calendário reserva-lhe deslocações a Chaves e a Braga, recebendo pelo meio o Boavista.

Em condições normais, terá seis pontos garantidos, mas a ida a Braga na derradeira jornada será quase de certeza um verdadeiro mata-mata na disputa do terceiro lugar.

O Braga tem 62 pontos e recebendo na próxima jornada o Casa Pia, com o provável pecúlio de três pontos conquistados, tem depois dois jogos de altissima tensão com a visita ao Vitória e a recepção ao Porto que decidirão em que lugar se classifica. Quer Braga quer Porto tem uma certeza neste momento. Vencendo os jogos que lhes faltam ficarão em terceiro lugar. Ou um ou outro, é claro, mas apenas dependem de si próprios para atingirem esse objectivo.

O Vitória, com 60 pontos e saídas a Vila do Conde e Arouca intervaladas pela recepção ao Braga, sabe que se vencer os três jogos garante o quarto lugar, mas para o terceiro necessitará que o Porto perca pontos em dois jogos porque, em caso de igualdade pontual, os portistas tem vantagem nos critérios de desempate, embora apenas no terceiro quesito.

No primeiro, pontos nos jogos entre ambos, estão empatados porque o Porto venceu em Guimarães e o Vitória venceu no Porto e no segundo, diferença de golos nos jogos entre eles, regista-se outra igualdade porque ambos venceram por 2-1.

Só no terceiro, diferença de golos no total do campeonato, é que o Porto tem vantagem porque regista trinta e um golos de diferença entre marcados e sofridos enquanto o Vitória tem catorze e essa é uma diferença que já não é reversível.

Em suma, a três jornadas do fim, ainda há uma enorme dose de incerteza quanto ao escalonamento classificativo dos três clubes, o que é bom para o campeonato, mas numa previsão baseada no calendário de cada equipa e subsequentes critérios lógicos (embora o futebol por vezes se entretenha a arrasar a lógica) parece-me provável que o Porto acabe por conquistar o último lugar do pódio, enquanto Vitória e Braga disputarão o quarto e quinto lugares. Mas se o Vitória vencer os seus três jogos e o Porto perder pontos em dois, então será com muito gosto, numa perspectiva vitoriana, que uma vez mais se poderá dizer que a lógica é uma batata.

Oxalá seja!

Ler artigo completo