Opositora de Putin impedida de se candidatar às presidências na Rússia

8 meses atrás 95

A antiga jornalista Yekaterina Duntsova foi impedida de concorrer às presidências na Rússia, em março de 2024, contra o presidente Vladimir Putin devido à existência de “erros” no seu pedido de registo como candidata.

De acordo com a Reuters, a medida foi conhecida três dias depois de Duntsova, de 40 anos, ter solicitado o seu registo como candidata. Com a candidatura, a ex-jornalista tinha como objetivo terminar com a guerra com a Ucrânia e libertar prisioneiros políticos. 

Foi divulgado, num canal de notícias russo, um vídeo de uma reunião da comissão eleitoral na qual os membros votaram por unanimidade para que a candidatura de Yekaterina não avançasse. 

Acredita-se que os críticos de Putin vão aproveitar o facto de a campanha de Duntsova não ter sido autorizada para provar que ninguém da oposição com opiniões genuínas será autorizado a opor-se a Putin. O Kremlin afirma que Putin vencerá as próximas eleições na Rússia, com sondagens que apontam para uma percentagem de cerca de 80%, porque tem o apoio genuíno de toda a sociedade.

Leia Também: Prigozhin terá sido morto por aliado de Putin. Kremlin já reagiu

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo