Orbis Medicines levanta financiamento de 26 milhões liderado pela Novo Holdings e Forbion

6 meses atrás 52

A Orbis Medicines tem participação portuguesa e um financiamento de 26 milhões de euros para transformar o desenvolvimento de medicamentos inovadores.

A Orbis Medicines, empresa líder na descoberta de fármacos macrocíclicos orais, levantou financiamento de 26 milhões de euros, liderado pelas sociedades de capital de risco Novo Holdings e Forbion.

Este investimento permite à Orbis expandir e desenvolver a sua pipeline de medicamentos macrocíclicos de próxima geração, a que chama “nCycles”.

“Os nCycles são compostos concebidos pela plataforma nGen1 da empresa que resolvem desafios de décadas no desenvolvimento de macrocíclicos como biodisponibilidade e permeabilidade membranar”, refere a empresa.

A Orbis Medicines é exemplo do modelo de criação de empresas de base científica desenvolvido pela Novo Holdings. Foi fundada em 2021 pela equipa de Seed Investments da Novo Holdings com base em ciência inovadora desenvolvida no Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL).

Há um português com cargo executivo que ajudou a construir a empresa e liderar a respetiva estratégia empresarial.

A equipa de gestão conta com Morten Døssing como Presidente Executivo e João Ribas como Chief Business Officer (CBO) interino, que estabeleceram a equipa da empresa e lideram a respetiva estratégia empresarial.

“Esta abordagem de criação de empresas reflete a ethos da equipa de Seed Investments, onde a equipa se associa a especialistas académicos para estabelecer e construir empresas inovadoras de próxima geração”, refere a empresa.

“A linha de investigação da Orbis abrange programas contra alvos validados por medicamentos biológicos injetáveis de sucesso, com o intuito de oferecer alternativas orais que permitirão o tratamento de muitos mais doentes. Além disso, a Orbis está a desenvolver uma série de nCycles para outras classes de potenciais alvos biológicos, tanto intra como extracelulares”, lê-se no comunicado.

João Ribas, Chief Business Officer da Orbis e Principal da Novo Holdings, explica que “os macrociclos são moléculas com alta capacidade de ligação a alvos biológicos desafiadores. Embora com alguns casos de sucesso no mercado, o desenvolvimento de macrociclos com propriedades farmacológicas desejáveis tem sido um desafio de décadas”.

“Como o lançamento desta nova empresa estamos a dar um salto gigante no seu desenvolvimento”, acrescenta.

“A plataforma que desenvolvemos combina escala, rapidez, e uma quantidade enorme de dados baseada em centenas de milhares de moléculas. Acelerada com inteligência artificial e uma estratégia clara de crescimento e desenvolvimento, a Orbis está posicionada para trazer medicamentos novos e importantes para um grupo muito maior de pacientes”, conclui.

Em comunicado a empresa revela que os métodos químicos, através dos quais a Orbis gera rapidamente bibliotecas extensas de compostos macrocíclicos diversos, prontos para ensaios imediatos, foram previamente publicados na revista Nature Communications. Além disso, a investigação recentemente publicada na Nature Chemical Biology revela a capacidade de nGen para fornecer nCycles que são oralmente biodisponíveis, assinalando uma nova era para a descoberta de medicamentos de macrociclo.

Ler artigo completo