Os desafios que vão marcar a legislatura e o futuro da União Europeia

1 semana atrás 41

A anterior legislatura na União Europeia – iniciada a 1 de julho de 2019 no caso do Parlamento Europeu e a 1 de dezembro do mesmo ano na Comissão Europeia – foi marcada por uma sucessão de crises. A que vai começar agora terá pela frente desafios que vão definir o futuro da aventura comum, com pressões externas sem par, mas também internas. Ricardo Santos Ferreira [email protected]

A pandemia de covid-19, a crise económica, a seguir a guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia e a crise inflacionista, combatida com o mais rápido agravamento das taxas de juro em 40 anos, condicionaram as propostas políticas iniciais da anterior legislatura europeia. O mundo mudou muito e os desafios que agora se colocam também exigem uma resposta mais efetiva da União Europeia (UE), numa legislatura que se acredita decisiva.

“A UE encontra-se numa verdadeira encruzilhada cheia de desafios e obstáculos, mas também com oportunidades para atingir os seus objetivos”, diz ao Jornal Económico (JE) Carlos Morgado Braz, coordenador da licenciatura em Relações Internacionais da Universidade Europeia. “A situação atual tem muitas semelhanças com o que a Europa vivia há exatamente um século, incluindo a guerra, uma pandemia e um mundo em mudança”, acrescenta.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo