Otávio, Tomás Esteves e até (mais) Samuel Portugal: FC Porto detalha compras e vendas do verão

7 meses atrás 62

A SAD do FC Porto apresentou, esta quarta-feira à noite, o Relatório e Contas consolidado relativo ao 1º semestre da época 2023/24, onde detalha ao pormenor as operações de venda e aquisições de jogadores realizadas ao longo dos últimos seis meses.

As vendas

Comecemos pela venda de ativos. Como esperado, o grande destaque no período em análise é a do internacional português Otávio para o Al Nassr, confirmando o Relatório e Contas a informação previamente adiantada pelo zerozero de que dos 60 milhões de euros pagos pelo Al Nassr do valor da sua cláusula de rescisão, o FC Porto teve «apenas» direito a receber 39,6 milhões, após deduzidas «responsabilidades com o mecanismo de solidariedade», «valor líquido contabilístico do “passe” à data da alienação», «proporção do valor de venda do “passe” detidas por terceiros» e o «valor da atualização financeira.»

Ora, além de Otávio, a SAD portista esclareceu ainda que a venda do passe do lateral Tomás Esteves aos italianos do Pisa, da Série B, foi feita por 1,1 milhões de euros, tendo esta gerado ao clube mais-valias de 800.677 euros, após a dedução do «valor líquido contabilístico do “passe” à data da
alienação», «custos de intermediação» e «valor da atualização financeira.»

Feitas as contas, no 1º semestre de 2023/24, o FC Porto teve mais-valias, com a venda de ativos, na ordem dos 41,159 milhões de euros.

As compras

Além das vendas desses dois ativos, o FC Porto detalhou ainda os vários negócios relativos à compra de jogadores. Aqui, os principais destaques foram as aquisições dos passes de Ivan Jaime, Fran Navarro, Alan Varela e Nico González, agora detalhados ao pormenor.

Assim, Ivan Jaime custou aos cofres da SAD portista 10 milhões de euros por 90% do seu passe, junto do Famalicão, ao passo que os seus compatriotas Fran Navarro e Nico González custaram, respetivamente, sete (para o Gil Vicente) e 8.437.052 (para o Barcelona) milhões de euros - ambos por 100 por cento do passe -, sendo que no caso do segundo há ainda encargos adicionais de 1,1 milhões de euros, fazendo subir o custo total do seu passe para 9,537.052 milhões de euros. Alan Varela, por sua vez, custou aos cofres portistas 9,2 milhões de euros, por 100 por cento do passe, junto do Boca Juniors.

A nota mais curiosa ao nível das aquisições até tem que ver com o guarda-redes Samuel Portugal. O guardião brasileiro chegou ao FC Porto na época passada, mas os dragões reforçaram a detenção do passe do jogador e adquiriram, junto do Portimonense, mais 35 por cento dos direitos económicos do atleta por 1,5 milhões de euros. Quer isto dizer que o FC Porto gastou quatro milhões de euros na aquisição de 90 por cento do passe de Samuel Portugal.

Portugal

Otávio

NomeOtávio Edmilson da Silva Monteiro

Nascimento/Idade1995-02-09(29 anos)

Nacionalidade

Portugal

Portugal

Dupla Nacionalidade

Brasil

Brasil

PosiçãoMédio (Médio Ofensivo)

 Portugal x Islândia

 Portugal x Eslováquia

Ler artigo completo