Países Baixos aumentam nível de ameaça terrorista

9 meses atrás 89

Desde 2019 que os Países Baixos não reviam em alta o seu nível de ameaça. A guerra em Gaza e os apelos do que resta da Al Qaeda e do Estado Islâmico foram as razões da revisão em alta.

A possibilidade de um ataque terrorista levou esta terça-feira as autoridades a aumentar o nível de ameaça de 3 para 4, o segundo nível mais alto antes da ameaça iminente, disse a Coordenação Nacional de Segurança e Contraterrorismo (NCTV), citada pela imprensa local.

O risco de violência extremista está a aumentar devido a uma série de desenvolvimentos: em primeiro lugar, as tensões no Ocidente devido à guerra entre Israel e o Hamas. Em segundo lugar, os ânimos estão a extremar-se devido à destruição do Corão em países europeus, incluindo os Países Baixos. Em terceiro lugar, há apelos da Al-Qaeda e do ramo afegão do Estado Islâmico para levar a cabo ataques na Europa, diz a NCTV.

Estes apelos estão a ser ouvidos, como evidenciam os recentes ataques em Paris, Bruxelas e Hartlepool, em Inglaterra. Vários jihadistas foram pelos serviços de inteligência e segurança e evitaram ataques, mas a ameaça não desapareceu. Vários suspeitos de terrorismo foram detidos também nos Países Baixos, escreve a NCTV no relatório de avaliação de ameaças publicado esta terça-feira.

A guerra em Gaza pode ser um tema mobilizador que desperte os jihadistas holandeses, um grupo de cerca de 500 homens identificados e em estado de hibernação – como referem os serviços secretos para nomear os que não se encontram ativos.

Muçulmanos extremistas fora do movimento jihadista também podem ser ligados à violência. O próprio Hamas não está a pedir ataques na Europa, mas grupos terroristas como o Estado Islâmico e a Al-Qaeda estão a tentar usar a guerra em Gaza para incitar simpatizantes à violência no Ocidente, refere o organismo.

O recrutamento e a radicalização ocorrem principalmente via internet, diz a NCTV: “os extremistas estão a responder ao mundo online, que está a ocupar um lugar cada vez mais proeminente na vida quotidiana das pessoas”. “Os extremistas usam a internet para espalhar propaganda, fazer networking e encontrar novos contatos”. De acordo com a NCTV, a violência também pode surgir do grupo de “holandeses autónomos”.

Desde 2019 que a NCTV baixou o nível de ameaça para a categoria 3, depois de os acontecimentos extremistas entre 2015 e 2018 terem passado.

Ler artigo completo