Um raro panda castanho foi avistado pela primeira vez em seis anos nas montanhas Qinling, na província chinesa de Shaanxi.
Ao que noticia agência Xinhua, esta é a primeira vez que um panda castanho é avistado na região desde 2018 e a 11.ª desde a sua primeira observação em 1985.
A imagem do animal foi registada por uma câmara de infravermelhos no dia 17 de janeiro na Reserva Natural Nacional de Changqing, localizada nas montanhas Qinling, revelou a Administração Nacional de Florestas e Pastagens do gigante asiático.
A subespécie de panda castanho das Montanhas Qinling é extremamente rara, com uma população estimada de apenas 20. Foi descoberta pela primeira vez em 1985, na mesma zona, e todas as fotografias registadas de pandas castanhos selvagens foram tiradas nesta região.
No passado mês de março, um estudo conduzido pela Academia Chinesa de Ciências e publicado na revista PNAS, constatou que uma mutação genética confere aos pandas castanhos a sua coloração particular.
A investigação confirmou que uma deleção (perda de um fragmento de material genético) homozigótica no gene Bace2 é responsável por esta mutação.
Veja o vídeo na galeria acima.
Leia Também: Vender gato por lebre? Zoo na China expõe cães a fingir que são pandas