Para os portugueses, Pedro Nuno Santos é o candidato mais forte e frontal

9 meses atrás 41

País

Sondagem SIC/Expresso

A sondagem do ICS/ISCTE para a SIC e para o Expresso pediu aos inquiridos para avaliarem as características de cada um dos principais candidatos à sucessão de António Costa no PS. José Luís Carneiro vence na ponderação e na honestidade.

Há nove anos que a liderança socialista tem o mesmo rosto, mas o partido vai mudar. De acordo com a sondagem do ICS e do ESCTE para a SIC e o Expresso, Pedro Nuno Santos leva vantagem sobre José Luís Carneiro.

Na resposta à pergunta “qual destes dois candidatos acha que conseguiria um melhor resultado eleitoral para o partido?”, o antigo ministro das Infraestruturas reúne 26% das respostas positivas e se contarmos apenas com os inquiridos que se dizem simpatizantes do PS, esse valor sobe para 37%.

José Luís Carneiro está dois pontos percentuais a baixo, com 24%, e dentro do eleitorado socialista esse valor sobe para 32%, mas ainda assim fica abaixo de Pedro Nuno Santos.

28% dos inquiridos acreditam que o resultado eleitoral do PS não depende de nenhum dos dois em particular e 22% não sabem ou não respondem.

Esta sondagem quis avaliar também as características pessoais dos candidatos e José Luís Carneiro vence de largo, junto dos inquiridos, na ponderação e na honestidade e também leva uma boa vantagem na competência. Pedro Nuno Santos, em contrapartida, é encarado como o candidato com mais força e mais capacidade de dizer o que pensa.

Este estudo de opinião foi coordenado pelo ICS e pelo ISCTE para a SIC e para o Expresso. A informação foi recolhida num universo de indivíduos maiores de 18 anos, residentes em Portugal, através de entrevista presencial.

O trabalho de campo foi realizado pela GfK Metris entre 18 e 27 de novembro, tendo sido contactados 3163 lares elegíveis e validadas 803 entrevistas. A margem de erro máxima é de +/- 3,5%, com um nível de confiança de 95%.

Ler artigo completo