Parece ficção científica mas o Tesla Robovan é bem real

2 horas atrás 17

Elon Musk tem uma visão clara sobre o futuro da mobilidade urbana e o Tesla Robovan faz parte dela. Resta colocar o plano em prática.

O evento “We, Robot” da Tesla realizado esta madrugada, no qual foi revelado o táxi-robô Cybercab, teve direito a uma outra surpresa. “O que é que acontece quando é necessário um carro maior do que o Model Y?”, questionou Elon Musk. O Tesla Robovan foi a resposta.

Perante os olhares incrédulos de muitas das pessoas presentes neste evento, surgiu um veículo — veja em vídeo —, com um desenho que parece ter sido herdado das locomotivas futuristas de estilo Art Deco (anos 30) e sem rodas visíveis. Chama-se Robovan e segundo o diretor-executivo da Tesla vai mesmo ser produzido com este aspeto.

Segundo Elon Musk, o Tesla Robovan é a solução ideal para resolver problemas de mobilidade nas grandes cidades. Tem uma lotação máxima de 20 pessoas, mas também pode ser utilizado para o transporte de mercadorias.

O acesso ao habitáculo é feito através de portas laterais deslizantes e a bordo, são visíveis diversos assentos, posicionados para a frente e para trás. Em contrapartida, o que não é visível é um posto de condução com volante ou pedais, demonstrando a vontade da marca de continuar a apostar numa abordagem de condução 100% autónoma.

Nas imagens divulgadas pela Tesla (galeria abaixo), podemos ver os mais variados contextos para os quais o Tesla Robovan foi desenvolvido. Há versões destinadas ao transporte escolar, shuttles para o aeroporto e é até referido que este pode ser o veículo ideal para transportar uma equipa de desporto.

Além disso, o Tesla Robovan ainda surge nas imagens com uma configuração de veículo de assistência da marca americana, ou mesmo como uma food-truck (venda móvel de comida). E claro, também podemos facilmente imaginar uma versão semelhante a uma sala de reuniões móvel e tantas outras opções.

Futuro da mobilidade urbana?

O Robovan será uma das apostas da Tesla para um futuro de mobilidade autónoma, que vai combinar veículos privados — ao jeito de car-sharing (partilha de carro) —, com outros criados especificamente com esta finalidade.

Ainda que este futuro esteja meio incerto, é um dos temas definidos no Master Plan (Plano Mestre) da Tesla e que, segundo Musk, poderá reduzir os custos de utilização de veículos para valores entre os cinco e 10 cêntimos (em dólares) por quilómetro.

Durante a revelação do Tesla Robovan, Elon Musk afirmou: “Queremos que as estradas pareçam o futuro”, algo que já tinha referido no passado, na apresentação do Tesla Cybertruck. Apesar do otimismo, há que ter em conta que os prazos de lançamento anunciados pela Tesla não costumam estar garantidos. Aliás, é o próprio Musk a referir que “tem uma certa tendência a ser demasiado otimista com datas”.

Se por um lado a Tesla Cybertruck já está a ser comercializada, mesmo com alguns anos de atraso face ao inicialmente previsto, o Tesla Roadster — apresentado em 2017 — ainda é uma incerteza se será efetivamente lançado.

Mesmo o Tesla Semi, o camião 100% elétrico da marca, ainda não se encontra disponível para venda direta. Quanto ao Robovan, Musk referiu apenas que será construído, mas sem revelar datas, muito menos preços.

Ler artigo completo