Parem o que estão a fazer. Este V12 soa a algo de outro mundo

6 meses atrás 58

O GMA T.50s 'Niki Lauda' está restringido a uma utilização em pista, mas o seu V12 garante que cada segundo será simplesmente inesquecível.

Faz hoje precisamente três anos que publicámos a notícia com a apresentação do GMA T.50s ‘Niki Lauda’ com um motor V12, a versão de pista do desportivo desenvolvido por Gordon Murray.

Tal como muitas obras de arte de engenharia, o T.50s continua a ser aperfeiçoado, sendo que neste vídeo podemos ver e ouvir o som do V12 atmosférico de 3,9 litros.

Com o motor instalado num banco de ensaio, é simulada uma volta ao circuito de La Sarthe, em Le Mans. E o som deste V12 é… (suspiro). Ouçam. A sério.

As modificações efetuadas ao motor V12 pela Cosworth deixaram-no com quase 780 cv às 12 100 rpm! Uma das novidades são as borboletas de acelerador individuais. Doze, em vez das originais quatro do T.50, como nos Fórmula 1 dos anos 70.

Além disso, a taxa de compressão é mais elevada, a cabeça dos cilindros foi revista, as árvores de cames têm um novo desenho e tudo isto funciona em conjunto com um sistema de escape específico, sem qualquer tipo de «filtro».

Quanto ao T.50s ‘Niki Lauda’, serão produzidas apenas 25 muito exclusivas unidades, cada uma delas com um preço acima dos 3,6 milhões de euros.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que marca produziu o motor V12 do protótipo de Fórmula 1 da McLaren, conduzido por Ayrton Senna no Estoril em 1993?
Ler artigo completo