Paris2024: Telma Monteiro perde vaga olímpica

4 meses atrás 70

Telma Monteiro ainda tem esperança de chegar a Paris Tiago Petinga - Lusa

A judoca Telma Monteiro perdeu a vaga no apuramento olímpico para Paris2024, face à eliminação na primeira ronda no Grand Slam do Cazaquistão.

Telma Monteiro (-57 kg), que ocupava a quota continental europeia, que atribui 25 lugares extra, 13 em masculinos e 12 em femininos, acabou por perder a posição para João Fernando (-81 kg), com mais pontos, enquanto Taís Pina entrou em quota de realocação.

O apuramento olímpico no judo atribui, na soma entre os melhores resultados dos dois últimos anos, o primeiro a 50% e o segundo a 100%, 17 vagas diretas na classificação de cada categoria, com exceção dos judocas do país anfitrião e repetição de países.

A essa hierarquia juntam-se quotas continentais, com a Europa a ter 25 extra e algumas quotas remanescentes, de realocação.

O que está pela frente

É nesse contexto que João Fernando, com mais pontos (2.443) do que Telma Monteiro (2.296) ou Taís Pina (2.341), passou a ocupar a quota continental, depois de, no fim de semana, ter "caído" da zona de apuramento direto em -81 kg.

O judoca, tal como Telma Monteiro, perderam nos combates iniciais realizados em Astana.

Em contrapartida, Taís Pina, judoca de 19 anos, do Algés e Dafundo, voltou a surpreender, num ano em que já tinha sido quinta no Grand Slam de Paris e prata no Grand Slam de Antália, e desta vez conquistou a medalha de ouro, o que lhe permitiu somar mais 1.000 pontos.

Atenções centradas nos Mundiais

Numa semana em que a qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris2024 entra em fase decisiva, com a última competição a pontuar, os Mundiais de Abu Dhabi, entre domingo e 24 de maio, Portugal conta com sete judocas em zona virtual de apuramento.

Catarina Costa (-48 kg, sexta direta), Bárbara Timo (-63 kg 13.ª), Taís Pina (-70 kg, em realocação de quota), Patrícia Sampaio (-78 kg, nona), Rochele Nunes (+78 kg, sétima), João Fernando (-81 kg, quota continental) e Jorge Fonseca (-100 kg, nono).

Com os Mundiais a fecharem o apuramento e a atribuírem muitos pontos, a qualificação ainda pode mudar entre os judocas, em especial para João Fernando, Taís Pina e Telma Monteiro, separados por menos de 200 pontos.

Telma Monteiro, de 38 anos, que regressou em abril após cinco meses de paragem devido a uma rotura de ligamentos, tem como objetivo chegar aos sextos Jogos Olímpicos da carreira, enquanto João Fernando e Taís Pina procuram estrear-se.

Ler artigo completo