Passes em Lisboa ficam iguais em 2024, mas bilhetes do Metro aumentam 10%

10 meses atrás 79

Os passes Navegante vão permanecer iguais no próximo ano, mas para quem não tem passe mensal andar de metro vai ficar mais caro, segundo o comunicado publicado pelo Metro de Lisboa esta quarta-feira, 20 de dezembro.

As novas tarifas para os títulos ocasionais serão atualizadas a 1 de janeiro, e no caso do bilhete de Metro (e da Carris, se comprado em antecipação) passará a 1,80 euros, quando até aqui custava 1,65 euros. Um agravamento de 9%, ou 15 cêntimos, que é idêntico também no Cartão Bancário e no Viva Go.

Ou seja, em 2023, compensava comprar estes bilhetes ocasionais por 18 vezes até chegar aos 30 euros de preço do passe Navegante Municipal (dentro da cidade de Lisboa). No próximo ano, mantendo-se o preço do Navegante, como foi também anunciado, já só compensa utilizar por 16 viagens.

É também uma subida de cerca de 10%, mas de 1,47 euros para 1,61 euros, que se sente quando está em causa o Zapping – bilhete carregado com um valor que depois desconta o preço aquando da sua utilização.

Os bilhetes diários (24 horas) também sofrerão aumentos no próximo ano, segundo o anúncio do Metro, mas de menor magnitude. Passam de 6,6 para 6,8 euros os bilhetes diários que permitem viajar na Carris e no Metro; se a estes for acrescentada a Transtejo, a subida é de 9,7 euros para 9,8 euros, sendo que se for Carris/Metro/CP o preço sobe de 10,7 para 10,8.

São subidas que o Metro de Lisboa potencia e que em média não podem superar a taxa de atualização tarifária definida pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, de 6,43%.

TIAGO MIRANDA

Este aumento contraria o que vai acontecer com o preço dos passes (para utilizadores frequentes), como já havia sido preconizado no Orçamento do Estado para 2024. Os passes Navegante dentro de cada município, e que permitem acesso à rede municipal do Metro, são de 30 euros, já o Navegante que permite andar em toda a Área Metropolitana de Lisboa permanece nos 40 euros. Os valores são mais baixos para cidadãos com mais de 65 anos, e estudantes até 23 anos, entre outros.

Ao contrário do metro, os bilhetes ocasionais da Carris Metropolitana não vão sofrer alterações. Além do bilhete para uma viagem ocasional (que dá para o Metro e Carris) e do bilhete diário (também para os dois operadores), não foram ainda anunciados os preços para outros títulos ocasionais da Carris (nomeadamente o bilhete comprado dentro do autocarro, que é já mais caro).

Ler artigo completo