Pedro Lancastre é o novo CEO da Dils que comprou a Castelhana

3 meses atrás 67

O mercado imobiliário em Portugal tem sido alvo de interesse por grupos imobiliários internacionais. A Dils comprou a Castelhana e acaba de contratar o anterior CEO da JLL.

Pedro Lancastre, ex-CEO da JLL foi mesmo nomeado CEO da Dils em Portugal, depois de esta ter comprado a Castelhana. Já corria no mercado, mas até agora tinha sido sempre desmentido pela Castelhana, quando contactada pelo Jornal Económico.

“A entrada no mercado português reflete a estratégia de expansão do grupo”, diz o comunicado que detalha que essa estratégia passa por “combinar a experiência local com um forte know-how, competências e tecnologias próprias para se tornar o novo player independente, alternativo e de excelência no mercado imobiliário europeu”.

A Dils, grupo imobiliário de origem italiana, anunciou em comunicado a nomeação de Pedro Lancastre como CEO para liderar as operações em Portugal. Esta nomeação surge na sequência da recente aquisição da Castelhana, uma das maiores consultoras imobiliárias do país, com mais de 600 projetos geridos e um valor total superior a 2,3 mil milhões de euros na última década.

“A mudança faz parte da estratégia de internacionalização da Dils para se tornar um ator independente, inteligente e inovador no mercado imobiliário europeu”, refere a imobiliária italiana.

Pedro Lancastre junta-se assim à Dils, “trazendo consigo uma vasta experiência no setor imobiliário”, já que foi o responsável da JLL em Portugal, uma das maiores consultoras imobiliárias do mercado português, onde desempenhou a função de CEO, tendo a seu cargo a responsabilidade máxima pelas operações e estratégia de negócio da empresa.

Giuseppe Amitrano, CEO da Dils, fala da escolha de Pedro Lancastre para liderar as operações em Portugal. “O seu profundo conhecimento do mercado imobiliário português e a sua forte rede de contactos, posicionam-no de forma única para conduzir a futura expansão da Dils no país. Além disso, a sua reputação e credibilidade no setor irão reforçar a nossa marca e contribuir significativamente para a evolução do nosso negócio. O nosso objetivo é acelerar o crescimento no setor residencial e expandir a nossa área de atuação para serviços imobiliários comerciais, tais como escritórios, retalho, logística e hotelaria”, refere.

“A Dils traz para Portugal o seu modelo de negócio único, desenvolvido no mercado italiano, baseado no know-how orientado para a inovação e na capacidade de antecipar tendências do mercado. Com recurso a tecnologias digitais avançadas e com uma equipa altamente experiente, a Dils pretende revolucionar o mercado imobiliário português”, acrescenta Amitrano.

O CEO em Portugal será apoiado pela equipa de transformação interna da Dils, “que será crucial na implementação da visão da empresa em Portugal, combinando a experiência local com competências e tecnologias avançadas”.

Pedro Lancastre diz, citado na nota, que a experiência no mercado imobiliário português “permitirá reunir uma equipa de topo extremamente talentosa”, revelando a intenção de recrutar pessoas para a Dils/Castelhana. O mercado especula sobre a mudança de quadros da JLL para a Dils em Portugal.

Ao longo do tempo houve outras movimentações da JLL para a Castelhana/Dils. Por exemplo, o CFO da JLL. Manuel Ahrens Teixeira, saiu há 3 meses e já está na Dils.

O mercado das consultoras imobiliárias em Portugal tem sido alvo de interesse por parte de imobiliárias estrangeiras que seguem o rasto do forte potencial de valorização dos imóveis num país onde o turismo tem uma forte importância para o PIB. Nesta altura, apenas a Quintela e Penalva se mantém com capital 100% português, apesar da parceria comercial com a Knight Frank.

“Com a aquisição da Castelhana, a Dils terá acesso a um dos maiores e mais sólidos portfólios imobiliários em Portugal. Este é um passo importante na estratégia de expansão europeia do grupo, que já inclui o mercado holandês e italiano e continuará com planos futuros para Espanha, Alemanha, França, Polónia e Reino Unido”, confessa a empresa italiana.

A Dils é um grupo imobiliário internacional líder com escritórios em Itália, Holanda e Portugal, especializado nos setores Office, Retail, Logistics, Hospitality, Living & Residential, e que tem vindo a impulsionar a transformação e renovação de todo o setor através da inovação e digitalização. Tem uma equipa de 300 profissionais e escritórios em Milão, Roma, Amesterdão, Lisboa, Porto e Algarve.

O grupo apoia-se na sua equipa de transformação interna especializada em tecnologia, TI, marketing e digital, design gráfico, visual 3D e investigação, com o objetivo de maximizar o impulso da empresa para a mudança.

Após as aquisições da Van Gool Elburg, nos Países Baixos, em 2023, e da Castelhana, em Portugal, em 2024, a Dils diz que “continua a sua expansão europeia para exportar a sua visão e o seu modelo de negócio disruptivo também para Espanha, França, Alemanha, Polónia e Reino Unido”.

Ler artigo completo