Pela primeira vez, um robô realizou uma operação dentária totalmente automatizada

1 mes atrás 63

As visitas ao dentista podem ser momentos de grande ansiedade para os mais sensíveis, pelo que não seria qualquer um que deixaria a sua boca nas mãos de um robô. Numa estreia mundial, contudo, um braço robótico executou um procedimento dentário totalmente automatizado num ser humano.

Operação dentária realizada por um robô e assinada pela Perceptive

Numa estreia mundial, um robô realizou uma intervenção dentária totalmente automatizada num ser humano, segundo avançado pela imprensa. Para o trabalho foi utilizado um braço robótico, que operou em conjunto com a Inteligência Artificial e imagens 3D.

Parte do procedimento começa com uma digitalização em 3D do dente e da boca do paciente, captando imagens abaixo da linha da gengiva.

Assinada pela Perceptive, sediada nos Estados Unidos, a tecnologia procura ser mais precisa e mais rápida na realização de procedimentos dentários, incluindo obturações e coroas.

A empresa acredita que, no futuro, a colocação de coroas poderá ser concluída em 15 minutos, contrariamente ao processo atual, que exige duas visitas de uma hora ao dentista.

Este avanço médico aumenta a precisão e a eficiência dos procedimentos dentários.

Congratulou Chris Ciriello, fundador e diretor-executivo da Perceptive, que acredita que o seu robô é seguro e vai "transformar a medicina dentária". Para já, contudo, o dispositivo está em desenvolvimento e não tem, ainda, autorização da entidade reguladora americana, a Food and Drug Administration (FDA).

De qualquer forma, a Perceptive está num caminho favorável, pois recebeu 30 milhões de dólares em financiamento e é apoiada pelo dentista Edward Zuckerberg, pai de Mark Zuckerberg.

Ler artigo completo