Pelo menos 17 mortos em combates entre grupo rebelde e exército do Chade

8 meses atrás 75

De acordo com o chefe da unidade do exército envolvida nos confrontos, Abdelmadjide Koiboro, os atacantes fugiram em menos de uma hora após o início do combate. No total, houve 17 mortos, dos quais 15 agressores e dois soldados, adiantou.

Os combates ocorreram de madrugada, quando, segundo Koiboro, os rebeldes da FACT atacaram uma posição do exército chadiano na cidade de Wour, na província nortenha de Tibesti.

Em abril de 2021, o Presidente Idriss Déby Itno, que governava o Chade desde 1991, foi morto durante confrontos entre o exército chadiano e as FACT, que estão sediadas na vizinha Líbia e se opunham ao seu Governo.

O seu filho, o general Mahamat Idriss Déby Itno, assumiu o poder, anulando a constituição e dissolvendo o Governo e o parlamento.

O país encontra-se em processo de transição para a restauração da democracia e o regresso ao poder civil, na sequência da adoção de uma nova constituição em dezembro de 2023 e da nomeação do até então líder da oposição Succès Masra como primeiro-ministro.

Leia Também: Líder da oposição no Chade, Succès Masra, nomeado primeiro-ministro

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo